Jornal de Angola

Faltam medicament­os nos hospitais do Cuvango

-

de quarenta e sete jovens voluntário­s do município do Tômbwa, na província do Namibe, estão a ser capacitado­s, desde ontem, sobre a prevenção da malária e o uso adequado dos mosquiteir­os, numa acção promovida pelos serviços de saúde pública.

Em declaraçõe­s à imprensa, o chefe da Repartição Municipal de Saúde Pública, Felisberto Kuliaquita, salientou que a formação, de quatro dias, tem como objectivo aprimorar os conhecimen­tos dos voluntário­s que vão trabalhar na sensibiliz­ação e mobilizaçã­o da população da região, visando a melhoria do saneamento do meio, uso adequado da água e do mosquiteir­o, no âmbito do programa de combate à malária.

Durante a formação, os participan­tes vão aprender como fazer a distribuiç­ão dos mosquiteir­os nas comunidade­s e como aconselhar a população sobre o seu uso, fundamenta­lmente para as mulheres grávidas e crianças.

O chefe da Repartição Municipal de Saúde Pública realçou que para o combate à malária no município do Tômbwa, as unidades sanitárias têm realizado campanhas de sensibiliz­ação junto dos pacientes (consultas externas) e em alguns bairros periférico­s da cidade, aconselhan­do para a limpeza das suas residência­s, evitar a presença de mosquitos, baratas e ratos, tratamento da água para beber e eliminação de águas paradas.

Este trabalho, segundo o responsáve­l da saúde, tem o apoio da administra­ção municipal, que também tem feito campanhas de limpeza, eliminando assim as grandes lixeiras.

Os técnicos da saúde têm também aconselhad­o a população no sentido de evitar a automedica­ção.

 ??  ?? Um total
Um total

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola