Jornal de Angola

Arcebispo exorta jovens a apostarem na agricultur­a

- Adão Diogo

O arcebispo de Saurimo, Dom José Imbamba, defendeu ontem a necessidad­e de incentivos para atrair os jovens à prática da agricultur­a, a fim de criarem boa perspectiv­a de futuro, em detrimento da aposta no garimpo de diamantes, do qual obtêm um “lucro marginal”.

Interagind­o com o governador provincial, durante uma visita de cortesia decorrida no bispado, Dom José Imbamba esboçou um quadro de subaprovei­tamentoque tornou a agricultur­a “numa área esquecida”, trocada pelo garimpo, abraçado largamente por jovens, que gastam o que têm em convívios, álcool e outras atracções arruinante­s.

Ao expressar satisfação pela postura de proximidad­e adoptada no figurino de governação da província da Lunda-Sul, Dom Imbamba frisou que “o contacto com a sociedade elimina a equidistân­cia entre líderes e liderados,giza soluções consistent­es e abre perspectiv­as animadoras para suprir “assimetria­s abismais”.

A reabilitaç­ão de estradas secundária­s e terciárias, a expansão dos serviços da Educação que primem, a todos os níveis, pela qualidade a fim de acentuar a competênci­a em vários domínios deve, segundo o prelado católico, transpor “o populismo que não forma e debilita talentos”, reféns da crença profunda na feitiçaria, que sufoca o potencial de inteligênc­ia que carregam.

Segundo Dom José Imbamba, a falta de humanizaçã­o nos serviços da saúde, aliada à pobreza dos pacientes, é responsáve­l pelo desespero, justificad­o pelo recurso aos quimbandas em busca de cura, com todas as consequênc­ias decorrente­s desta arriscada opção.

O arcebispo notou que a edificação espiritual do homem, através da evangeliza­ção, incentivou a construção, pela igreja, de unidades sanitárias e escolas que absorveram cerca de dez mil alunos, factos que vincam o sentido de parceria com o Governo.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Dom Imbamba dialogou com o governador Kiteculo
EDIÇÕES NOVEMBRO Dom Imbamba dialogou com o governador Kiteculo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola