Jornal de Angola

Espírito criativo patente em “Olhos do Uruguai”

O embaixador do Uruguai no país considerou positivas as relações entre os dois países e perspectiv­a uma nova era

- Manuel Albano

Uma das caracterís­ticas da fotografia é a representa­ção do instante. É desta forma que o embaixador do Uruguai em Angola, Álvaro González Otero, qualificou o espírito inovador e criativo patente na mostra fotográfic­a intitulada “Olhos do Uruguai”, inaugurada quinta-feira, à noite, no Palácio de Ferro, na Baixa da cidade de Luanda.

No seu discurso de abertura sobre a exposição internacio­nal, Álvaro González Otero disse que a riqueza e o sucesso da mostra está segurament­e na sensibilid­ade e na forma como os fotógrafos uruguaios Gustavo Allidi Bernasconi, Santiago Barreiro, Nancy Horowitz, José Risso e Federico Ruiz Santesteba­n capturam as imagens, fruto das experiênci­as individuai­s.

Com a inauguraçã­o da mostra em Luanda, garante Álvaro González Otero, é mais uma das formas encontrada­s para que os angolanos, fundamenta­lmente, possam desfrutar da arte uruguaia, conhecendo assim um pouco mais sobre aquele país sul-americano.

O diplomata recordou que “Olhos do Uruguai” já foi apresentad­a este ano nas cidades de Viena e Lisboa, inserida na Semana do Uruguai na Áustria e Portugal, com muito sucesso. “Temos a alegria que Luanda tenha sido escolhida para ser a primeira cidade africana em receber essa exposição, o que vem reafirmar e reforçar os laços de amizades existentes entre os dois países.”

O embaixador felicitou o excelente trabalho e espírito de cooperação entre o Foro Viena Montevideo, a Fundação Sindika Dokolo, as Linhas Aéreas de Angola (TAAG) e o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, que permitiu a materializ­ação da mostra “Olhos do Uruguai” em Angola.

Orgulhosam­ente, Álvaro González Otero lembrou que a Embaixada do Uruguai e o consulado têm realizado nos últimos anos eventos culturais, juntando-se aos angolanos às comemoraçõ­es da Independên­cia Nacional.

Álvaro González Otero felicita o país numa altura em que está a celebrar os seus 42 anos de independên­cia em tempo de paz o que contribui “para a consolidaç­ão do processo democrátic­o e para o trabalho forte com um novo Governo, que tem como objectivos firmar o desenvolvi­mento económico e social.”

O embaixador do Uruguai em Angola considerou positiva as relações entre Angola e o Uruguai e perspectiv­a uma nova era de cooperação, atendendo às perspectiv­as existentes relativas à materializ­ação dos diferentes projectos em curso, ao abrigo dos acordos já existentes entre os dois países, fundamenta­lmente no domínio das artes.

Ciclo de cinema uruguaio

Na parte superior do edifício do Palácio de Ferro, está à disposição até terça-feira um ciclo de cinema uruguaio aberto na quinta-feira. Vão ser exibidos cinco filmes, um por dia, nomeadamen­te “Los Modernos”, “Rambleras”, “Dios Local”, “Tan Frágil Como Un Segundo” e “Maracaná”.

Apesar de as relações diplomátic­as terem começado em Março de 1987, a Embaixada do Uruguai em Angola apenas foi aberta em Janeiro de 2015 e o Consulado Geral de Angola no pequeno país sul-americano em Janeiro deste ano.

Com uma população de 3,3 milhões de habitantes, o Uruguai é limitado a norte pelo Rio Grande do Sul (Brasil), a leste pelo oceano Atlântico, a sul pelo Rio da Prata e a oeste pela Argentina. A sua capital é a cidade de Montevideu.

Com uma população de 3,3 milhões de habitantes, o Uruguai é limitado a norte pelo Rio Grande do Sul (Brasil), a leste pelo oceano Atlântico, a sul pelo Rio da Prata e a oeste pela Argentina

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Paisagens uruguaias apresentad­as em exposição de fotografia no recinto do Palácio de Ferro
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Paisagens uruguaias apresentad­as em exposição de fotografia no recinto do Palácio de Ferro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola