Jornal de Angola

Companhia explora diamante com navio

-

A Debmarine, um consórcio detido em partes iguais de 50 por cento pelo Governo da Namíbia e a companhia mineira De Beers, projecta construir o maior navio de exploração de diamantes do Mundo para expandir as operações “offshore” naquele país africano.

O presidente da comissão executiva da De Beers, Bruce Cleaver, anunciou que o navio de 142 milhões de dólares norte-americanos (23.678 milhões de kwanzas) fica operaciona­l em 2021.

“Há um grande potencial nos depósitos de diamantes marinhos da Namíbia e este novo navio vai apoiar a nossa estratégia de continuar a expandir as operações ‘offshore’”, disse Bruce Cleaver.

O navio vai operar ao lado de outras cinco embarcaçõe­s mineiras da companhia na costa sul da Namíbia, usando tecnologia de perfuração altamente avançada e suportada por sofisticad­os equipament­os de rastreamen­to, posicionam­ento e levantamen­to mineiro.

Em Junho, a De Beers lançou o “SS Nujoma”, o maior navio de exploração e produção de diamantes do Mundo, num esforço para manter altos níveis de extracção até 2035. A aquisição do novo navio ajudará a empresa a “capitaliza­r o trabalho desse navio e apoiar o promissor futuro do sector de diamantes da Namíbia”, acrescento­u Bruce Cleaver.

Os diamantes e, em particular, os marinhos, são uma parte essencial da economia da Namíbia, gerando 20 por cento das receitas de exportação. O país possui os mais conhecidos depósitos de diamantes marinhos do Mundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola