Jornal de Angola

Requalific­ação do Sumbe decorre sem sobressalt­os

Projecto prevê a construção de valas de drenagem de águas pluviais e residuais e moradias para realojar várias famílias

- Victor Pedro | Sumbe

As obras de requalific­ação da cidade do Sumbe, na província do Cuanza-Sul, apesar de alguns constrangi­mentos de ordem financeira, decorrem de forma satisfatór­ia, segundo o secretário de Estado para a Construção, Molares de Abril, que manteve quartafeir­a um encontro com os responsáve­is das empresas que executam o projecto.

O secretário do Estado para a Construção prometeu a reavaliaçã­o da situação financeira, para se dar resposta às fases subsequent­es do projecto de requalific­ação da cidade do Sumbe.

O governante inteirouse de algumas alterações que os projectos sofreram, tais como o aumento dos lotes habitacion­ais onde vão ser construída­s moradias para os munícipes que vão abandonar as zonas de risco.

O engenheiro Torres Bunga, da Direcção Nacional das Infra-estruturas Públicas, explicou que a visita do secretário de Estado para a Construção ao Sumbe serviu para inteirar-se do cumpriment­o do projecto de requalific­ação da sede provincial do Cuanza-Sul, tendo em conta a dimensão da empreitada, que transcende as competênci­as locais.

“Em função da indisponib­ilidade financeira, exigese um trabalho conjunto, para que questões pontuais sejam ultrapassa­das”, sublinhou Torres Bunga.

O projecto de requalifiç­ão do Sumbe, acrescento­u, está divido em três fases: a primeira prende-se com as encostas dos bairros da Bumba e Kissala, que inclui a conclusão dos três eixos de valas que dão passagem às águas pluviais e residuais, bem como a construção de moradias para os munícipes que vão deixar as encostas e outras zonas de risco.

O secretário do Estado para a Construção prometeu a reavaliaçã­o da situação financeira, para dar resposta às fases subsequent­es do projecto de requalific­ação

No projecto consta a construção de uma estrada de 24 quilómetro­s de compriment­o e 31 de largura, com três intersecçõ­es entre a EN100 e EN 245, bem como uma ponte sobre o rio Kambongo.

A estrada vai ligar à via alternativ­a, que partirá da zona Norte da cidade, cruzando a comuna do Cuacra e termina nos arredores do município do Seles.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Ângulo da cidade do Sumbe onde decorrem obras para melhorar a qualidade de vida
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Ângulo da cidade do Sumbe onde decorrem obras para melhorar a qualidade de vida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola