Jornal de Angola

Falta de incentivo continua a ser um problema

-

de Luanda da APA- Associação dos Professore­s Angolanos, Félix João, disse que a situação dos incentivos continua a ser um problema muito sério, sobretudo daqueles que aumentaram o nível académico.

Disse que esta situação está na base de um absentismo dos professore­s, por não se acertar a categoria, diferente dos educadores que, recentemen­te, entraram pelo concurso público com a categoria acertada, ganhando mais que os colegas antigos e também com formação.

Félix João advoga que os professore­s que trabalham distantes das zonas de residência deviam ter habitação nas localidade­s e subsídio de transporte.

O porta voz asseverou que os professore­s ainda trabalham em condições precárias, havendo escolas sem carteiras, energia eléctrica, água potável, quadros, biblioteca­s e laboratóri­os equipados.

Segundo o professor, se o país quer melhoria no sistema de ensino é preciso que se criem condições. “Os docentes angolanos entregam-se à profissão e desejam apenas que o Estado apoie as escolas para que o país forme com qualidade”. A APA concorda que não se faça cobranças nas escolas públicas, mas defende que o Ministério da Educação coloque todas as condições para a realização das confirmaçõ­es e matrículas. A associação defende que sejam colocadas à disposição dos professore­s algum orçamento para a aquisição de papéis, material de higiene e água.

“Os professore­s têm a pauta deontologi­a e sabem que não podem fazer nenhum contrato de compra e venda para fazer aprovar o aluno. Se acontecer uma situação isolada é preciso que haja denuncia”, admitiu, acreditand­o que os professore­s concordam com os apelos do novo Governo para não se enveredar à corrupção e ao assédio.

 ??  ?? O porta-voz
O porta-voz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola