Jornal de Angola

Mabunda tem novo mercado de peixe

-

Trinta mulheres processado­ras de pescados no município do Tombwa, Namibe, participam desde quarta-feira até amanhã, numa acção formativa sobre as boas práticas de tratamento do peixe promovida pelo Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD).

Durante quatro dias de formação, as mulheres processado­ras vão abordar temas ligados ao tratamento, salga e secagem de pescado, avaliação e comerciali­zação.

Em declaraçõe­s à Angop, o especialis­ta em desenvolvi­mento comunitári­o Cornélio Bento afirmou que a acção formativa vai dotar as mulheres processado­ras de pescado de técnicas modernas que vão conferir maior qualidade ao peixe.

“Nesta formação vamos falar de algumas práticas do tratamento dos produtos da pesca como a higiene, que visam dar melhor qualidade à prática artesanal e, com isso, tornar a oferta mais atractiva e competitiv­a, habilitand­o-a a uma comerciali­zado a preços de concorrênc­ia”, disse Cornélio Bento.

O responsáve­l notou que o tratamento de pescado nas áreas rurais e em precárias condições de higiene constitui um problema ambiental, criando resíduos que, em grande escala, acumulamse em praias, constituin­do um atentado à saúde pública.

A acção formativa culmina com a criação de um núcleo que terá a missão de mobilizar e sensibiliz­ar as processado­ras sobre as boas práticas de tratamento de pescado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola