Jornal de Angola

Supressão de vistos em passaporte­s ordinários

-

Agora já é oficial. A partir do dia 1 de Dezembro os cidadãos angolanos e sulafrican­os com passaporte­s válidos não vão precisar de vistos para entrar em cada um dos países, desde que a permanênci­a não seja superior a 30 dias.

O acordo de supressão de vistos em passaporte­s ordinários foi assinado ontem, em Pretória, pelo ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, e pela ministra dos Assuntos Internos da África do Sul, Ayanda Dlo Dlo, sob testemunho dos dois Chefes de Estado.

Nos termos do acordo, o somatório do tempo de estadia num ano não deve exceder os 90 dias.

O ministro do Interior explicou que todos os vistos que transcende­m os prazos referidos no acordo vão ser tratados de forma normal, uma vez que as facilidade­s visam a aproximaçã­o entre os povos nas trocas comerciais, movimentaç­ão de empresário­s e turismo.

Além disso, os cidadãos angolanos vão poder deslocar-se facilmente, como em questões de saúde.

A África do Sul é, por exemplo, uma das potências mundiais no tratamento de doenças do coração.

“Quem quiser deslocarse à África do Sul para estudar, por exemplo, vai ter de adquirir o visto de estudante e quem quiser trabalhar, o visto de trabalho”, explicou o ministro Ângelo da Veiga Tavares. Para garantir a segurança na circulação das pessoas e bens, o ministro do Interior assinou, com o ministro da Polícia da África do Sul, um protocolo de cooperação sobre matéria policial.

A ideia é aproximar os órgãos de polícia e investigaç­ão criminal para o tratamento de questões como o crime transfront­eiriço, tráfico ilícito de drogas, tráfico de seres humanos, a corrupção, branqueame­nto de capitais, além da troca de informaçõe­s relevantes para o combate à criminalid­ade no espaço dos dois países.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola