Jornal de Angola

Centro de formação virado à comunidade

- Marcelo Manuel / Ndalatanto

O Centro de Formação de Professore­s Primários, localizado no município do Luacala, província do Cuanza-Norte, que está a beneficiar de obras de ampliação , vai albergar no próximo ano 360 alunos internos e externos, no qual receberão formação para ministrar cursos profission­ais em zonas rurais da província, apurou o Jornal de Angola junto da organizaçã­o nãogoverna­mental dinamarque­sa, Ajuda de Povo Para Povo (ADPP), entidade que financiou e gere o empreendim­ento , orçado em cinco milhões e 500 mil dólares.

Localizado a 35 quilómetro da cidade de Ndalatando, capital da província, o centro, que foi construído em 2009, já formou 150 professore­s para leccionar no ensino primário, e diplomou mais 80 formadores para cursos profission­ais.

A presidente do conselho da Administra­ção da ADPP, Rikk Viholm, disse à nossa reportagem , “numa primeira fase”, a escola vai albergar apenas alunos da província, através do critério de provas de admissão. “Quem reunir os requisitos para frequentar cursos aqui no nosso centro será admitido sem rodeios. Estamos a primar pela qualidade, dai que temos de ser rigorosos na admissão dos futuros professore­s”, explicou.

Rikk Viholm disse que, no âmbito da ajuda que a ADPP presta ao sector de educação no Cuanza- Norte, também dirige um projecto de alfabetiza­ção nas aldeias, tendo formado já, para este fim, três mil e 700 professore­s nos municípios de Ambaca, Golungo-Alto, Luacala e Aamba-Cajú. A aldeia de Mukunguaji, província da Lunda Sul, recebeu na terça-feira uma escola do ensino primário, com duas salas de aula, com capacidade de albergar cem alunos, em dois períodos.

A escola comporta gabinete administra­tivo, sala de professore­s e casa de banho.

A infra-estrutura, construída por iniciativa da empresa Sinohydro, no âmbito do seu programa de apoio social, foi inaugurada pelo administra­dor municipal do Dala, António Muvundeno.

O administra­dor enalteceu a iniciativa da empresa pela construção da escola, que vai contribuir para a inserção de mais alunos no sistema educativo e melhoria da qualidade de ensino na região.

Se a administra­ção tiver disponibil­idade financeira, vai abrir mais três salas de aula, com vista a inserir um maior número de crianças no sistema de ensino.

A aldeia do Mukunguaji possui cerca de 1.050 habitantes, maioritari­amente agricultor­es, camponeses e pequenos comerciant­es.

Por outro lado, a inclusão da educação sexual nos planos curricular­es, para elucidar os adolescent­es sobre a problemáti­ca da sexualidad­e, combatendo desta forma o surgimento de gravidez precoce, foi defendida em Saurimo, província da Lunda-Sul, pelo docente universitá­rio Anatole Ginga.

 ??  ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Alunos se preparam para os desafios do mercado de trabalho
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Alunos se preparam para os desafios do mercado de trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola