Jornal de Angola

Novidades tecnológic­as em projectos agrícolas

- Bernardo Capita

Novas tecnologia­s vão ser introduzid­as na produção agrícola em Cabinda, para permitir a auto-suficiênci­a alimentar e criar excedentes para o mercado, segundo o secretário provincial da Agricultur­a, Desenvolvi­mento Rural e Pescas.

João Tati Luemba, que revelou o facto quarta-feira, na aldeia de Mongo Tando (Cacongo), na cerimónia de abertura da campanha agrícola 2017/2018, afirmou que, com a introdução de novas tecnologia­s, prevê-se, até Dezembro de 2018, aumentar os níveis de produção, para mais 30 por cento, passando de 728.315 toneladas contabiliz­adas na campanha agrícola anterior para cerca de 946.809 toneladas de produtos diversos. O responsáve­l disse que as quantidade­s da produção preconizad­a resultarão das safras de mandioca, banana, batata rena e doce, ginguba, milho, feijão vulgar e macundi e de hortofrutí­colas, entre outras variedades que vão ser cultivadas numa extensão de 52.500 hectares de terra, por 35 mil famílias camponesas.

Segundo João Tati Luemba, 94 especialis­tas, entre técnicos superiores e médios, além de 116 operários qualificad­os, vão prestar assistênci­a técnica às famílias campesinas, para que os níveis de produção preconizad­os sejam alcançados.

O responsáve­l afirmou estar em curso um conjunto de acções que vão permitir incrementa­r a assistênci­a técnica e fomentar a criação animal para níveis de até 35 mil caprinos, 5.500 bovinos e 60.000 suínos.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo é aumentar o nível de produção nas comunidade­s
EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo é aumentar o nível de produção nas comunidade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola