Jornal de Angola

Primeiro-ministro faz visita a Angola

- Fonseca Bengui

O Primeiro-Ministro da Itália, Paolo Gentiloni, inicia amanhã uma visita de trabalho de dois dias a Angola, para o reforço da cooperação entre os dois países.

De acordo com o programa oficial da visita distribuíd­o pelo Ministério das Relações Exteriores, Paolo Gentiloni chega no princípio da noite, e visita, segundafei­ra, o Museu Nacional de História Militar, seguindose a deposição de uma coroa de flores no Monumento do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, no Memorial com o mesmo nome.

O Primeiro-Ministro da Itália vai manter um encontro com o Presidente João Lourenço, no Palácio Presidenci­al, onde vai ser recebido com honras militares.

No mesmo dia, o Primeiromi­nistro da Itália, no cargo desde Dezembro de 2016, reúne-se com a direcção da petrolífer­a italiana ENI, que opera no país desde 1980, e mais tarde com os nacionais do seu país residentes em Angola. Em Julho deste ano, o Presidente João Lourenço, então ministro da Defesa, foi recebido em Roma por Paolo Gentiloni, a quem transmitiu uma mensagem verbal do ex-Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos. Na ocasião, os dois interlocut­ores passaram em revista as relações entre os dois Estados, considerad­as “excelentes”.

A Itália foi o primeiro país da Europa ocidental a reconhecer a independên­cia de Angola, em Fevereiro de 1976. No mesmo ano, os dois países estabelece­ram as relações diplomátic­as.

Em 2015, os chefes das diplomacia­s dos dois países rubricaram, em Roma, um Memorando de Entendimen­to para consultas entre as duas instituiçõ­es governamen­tais, durante a visita do ex-Chefe de Estado José Eduardo dos Santos à Itália. O antecessor de Gentiloni, Matteo Renzi, foi o primeiro Chefe do Governo italiano a visitar Angola.

 ??  ?? REMO CASILLI | REUTERS Presidente do Conselho de Ministros chega hoje a Luanda
REMO CASILLI | REUTERS Presidente do Conselho de Ministros chega hoje a Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola