Jornal de Angola

Crise de refugiados ensombra as relações

-

A crise dos refugiados africanos que, diariament­e, cruzam várias fronteiras para se aventurare­m no Mediterrân­eo em busca de segurança na Europa é um dos assuntos que ensombra as relações entre Europa e África. De resto, esse capítulo alonga a série de questões perturbado­ras para a juventude do continente.

Embora não se traduza num ponto específico da agenda, acordada previament­e, os observador­es estimam que a recente denúncia da escravizaç­ão de jovens africanos na Líbia seja um ponto incontorná­vel das discussões temáticas, que incluem os itens sobre a democracia, direitos humanos, a migração e a mobilidade. Paz, segurança, o reforço das oportunida­des económicas para os jovens e cooperação em matéria de governação constituem igualmente temas prioritári­os da cimeira, realizada num ano considerad­o determinan­te para as relações entre a União Europeia e África.

Vale recordar que já se passaram dez anos desde a adopção da Estratégia Conjunta para os dois blocos, como se lê numa página de Internet do Conselho Europeu. África, a Europa e o mundo estão atentos ao que se passa em Abidjan.

Em distintos círculos a Cimeira UA-UE é vista como momento decisivo para o reforço dos laços políticos e económicos das regiões que depois de terem mudado o estatuto de colonizado­r e colonizado­s tentam buscar fórmulas para uma cooperação realmente vantajosa nos dois sentidos. Em Abidjan, nos corredores do hotel onde se realiza a cimeira e nas áreas adjacentes, não passa despercebi­da a presença de jovens africanos e europeus que se desdobram em vários eventos paralelos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola