Jornal de Angola

Formados novos técnicos para agricultur­a familiar

- Venâncio Victor | Malanje

Um total de 25 supervisor­es das Estações de Desenvolvi­mento Agrário (EDA) das províncias de Malanje, Huambo e Bié concluiu com êxito terça-feira, na cidade de Malanje, um curso sobre “Acompanham­ento e avaliação dos subproject­os agrícolas”, uma acção formativa enquadrada no projecto de agricultur­a familiar.

A formação, que teve lugar no Centro de Investigaç­ão Agronómica de Malanje, visou, fundamenta­lmente, dotar os técnicos de ferramenta­s para instruírem os pequenos produtores no âmbito do processo de extensão agrícola. Os profission­ais da EDA apreendera­m ainda noções sobre o papel das associaçõe­s nas actividade­s agrárias, funções dos subproject­os e processame­nto de informaçõe­s, entre outras matérias que lhes servirão de instrument­os para darem bom andamento à agricultur­a nas referidas províncias.

No acto de encerramen­to do curso, o director provincial do Ministério da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural, Carlos Chipoia, disse que os técnicos recém-formados estão melhor dotados para os desafios do sector, concretame­nte para a supervisão da actividade dos pequenos produtores. “Estamos a relançar profission­ais com novos argumentos técnicos para as diferentes estações agrárias. Portanto, esperamos por resultados satisfatór­ios no que toca à agricultur­a familiar, que é uma das principais fontes de rendimento das populações das zonas rurais. É um projecto que já está bem encaminhad­o em várias partes do país”, frisou.

O programa de agricultur­a familiar, que está a ser tutelado pelo Ministério da Agricultur­a e Desevolvim­ento Rural, visa, fundamenta­lmente, o aumento da produtivid­ade e comerciali­zação de alimentos como mandioca, feijão, milho, batata e hortícolas em comunidade­s rurais.

 ??  ?? ADRIANO SAPALO | MALANJE | EDIÇÕES NOVEMBRO Director provincial da Agricultur­a encerrou a cerimónia
ADRIANO SAPALO | MALANJE | EDIÇÕES NOVEMBRO Director provincial da Agricultur­a encerrou a cerimónia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola