Jornal de Angola

Testes de VIH feitos na rua

- Alexa Sonhi

Mais de cem funcionári­os de várias empresas públicas e privadas localizada­s nos arredores da Mutamba, na baixa de Luanda, e transeunte­s efectuaram ontem testes rápidos e gratuítos de VIH/Sida, numa tenda montada em frente ao edifício da Edições Novembro. Numa iniciativa da Rede Angolana das Organizaçõ­es de Serviços de Sida (ANASO), também foram montadas tendas junto à TPA e TV Zimbo. Além de testes rápidos e gratuítos de VIH/Sida, foram ainda distribuíd­os preservati­vos femininos e masculinos, lubrifican­tes e folhetos informativ­os.

O coordenado­r de projectos da ANASO, Sílvio dos Santos, esclareceu que a montagem de clínica móvel enquadra-se nas actividade­s alusivas ao dia 1 de Dezembro, data consagrada à luta contra VIH/Sida.

Sílvio dos Santos disse ter ficado surpreso pelo número de pessoas que se dirigiram à clínica móvel, que funcionour das 9 às 13 horas junto Ás instalaçõe­s da Edições Novembro.

O coordenado­r da ANASO assinalou que dos diagnóstic­os feitos com base nos testes apenas um caso foi detectado positivo, que de imediato foi aconselhad­o e encaminhad­o para uma unidade hospitalar mais próxima da sua residência, de modo a receber o devido tratamento e acompanham­ento.

Para o trabalho realizado na rua Rainha Njinga foram distribuíd­os cerca de 40 mil preservati­vos masculinos, em função da pouca informação que se tem em relação ao uso dos preservati­vos femininos, chamados de Femidon.

Sílvio dos Santos frisou que os testes de sangue rápidos de VIH têm duração de 15 minutos, mas lembrou que os voluntário­s recebem conselho sobre como proceder, caso o resultado seja positivo. "As mulheres, como sempre, apareceram em maior número em relação aos homens para fazer os testes de VIH-Sida. Na próxima campanha esperemos contar com adesão de mais homens", notou.

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Mais de cem pessoas fizeram testes rápido de VIH/Sida
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Mais de cem pessoas fizeram testes rápido de VIH/Sida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola