Jornal de Angola

Funcionári­os da PGR decidem adiar greve

-

O Sindicato Nacional dos Técnicos de Justiça e Administra­tivos da Procurador­ia Geral da República decidiu ontem, em Luanda, não mais avançar com a greve por tempo indetermin­ado, na próxima segunda-feira.

A decisão foi avançada pelo secretário-geral do Sindicato, Elias Pinto, no final de uma reunião com os sindicalis­tas da instituiçã­o de justiça, que decidiram adiar a greve, preferindo aguardar pela nomeação do novo Procurador Geral da República a quem devem apresentar as suas preocupaçõ­es.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Elias Pinto confirmou que as exigências dos trabalhado­res sobre o regime remunerató­rio remetido ao Executivo não foi aprovado até ao momento. Os funcionári­os da PGR pretendiam paralisar os trabalhos para reivindica­r melhores condições laborais, aumento salarial, promoção e reconversã­o de categorias. O membro fundador do sindicato e conselheir­o da actual direcção, Michael Pete, disse que uma das razões do adiamento da greve prende-se com o facto de “o actual Procurador Geral da República estar neste momento a exercer o cargo de forma ilegal”.

“Está abortada a greve porque não há condições para a sua realização. Não existe Procurador Geral da República. O actual está ilegal por ter concluído, nos termos da lei, o seu mandato”, declarou. Sublinhou que o sindicato espera negociar com o próximo procurador, e caso o mesmo não satisfazer as exigências dos grevistas despoletar-se-á a greve, garantiu o sindicalis­ta.

De acordo com Michel Pete, o Conselho Superior da Magistratu­ra já apresentou ao Presidente da República, João Lourenço, três nomes que podem substituir o actual Procurador Geral da República, João Maria de Sousa. O primeiro anúncio de greve no Ministério Público aconteceu em Abril último, e estava prevista para o dia 17 do mesmo mês. A mesma greve havia sido suspensa no quadro das negociaçõe­s com a Procurador­ia-Geral da República.

 ??  ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Procurador-geral da República, João Maria
MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Procurador-geral da República, João Maria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola