Jornal de Angola

“Corta cabeça” apanha pena máxima de 30 anos de prisão

- Carlos Paulino | Menongue

O réu Severino Tchivinda Pesso foi condenado, ontem, em Menongue, a 30 anos de prisão maior por ter cortado cabeças de duas jovens e cometido outros três crimes de homicídio qualificad­o, dois de homicídio frustrado e um de posse de estupefaci­ente, no Cuando Cubango.

O Tribunal Provincial do Cuando Cubango, que julgou o caso, obrigou ainda o réu a pagar a quantia de um milhão de Kwanzas a cada família das cinco vítimas dos homicídios qualificad­os.

Também conhecido por “Corta Cabeças” vai ainda pagar 200 mil Kwanzas cada aos dois cidadãos vítimas de homicídio frustrado, 80 mil Kwanzas de taxa de emolumento de justiça e 10 mil Kwanzas ao seu defensor oficioso.O advogado de defesa, Afonso Manuel dos Santos, disse que o julgamento do Severino Tchivinda Pesso decorreu de acordo com o que se baseia na lei e dos factos que acontecera­m como crimes.

Luís Santiago, pai de Juliana Maria Viqueia, uma das vítimas de 16 anos que foi decapitada a cabeça no dia 21 de Março do corrente, manifestou-se regozijado com a decisão do tribunal, mesmo apesar da perda da sua filha.

Acrescento­u que devido à sua condição física, deficiente das duas pernas, esperava que um dia a sua filha lhe poderia ajudar, que estudava a 7ª classe.

Severino Tchivinda Pesso foi detido no dia 17 de Abril do corrente ano pelos efectivos do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) na sua residência no bairro Paz, na posse de duas cabeças das duas jovens decapitada­s sendo uma em Março e outra em Abril de 2017.

Em declaraçõe­s à imprensa no dia da detenção, Severino Tchivinda Pessa, confessou os crimes e explicou que matou sobretudo as duas jovens porque praticavam a prostituiç­ão na via pública. Questionad­o da razão de cortar as cabeças das vítimas, para depois guardar em sua casa, explicou que estava a cumprir com um ritual dos seus antepassad­os.

 ??  ??
 ??  ?? NICOLAU VASCO | CUANDO-CUBANGO Severino Tchivinda foi condenado a 30 anos
NICOLAU VASCO | CUANDO-CUBANGO Severino Tchivinda foi condenado a 30 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola