Jornal de Angola

Missão do FMI avalia programa de assistênci­a

-

Uma missão do Gabinete de Avaliação do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) está desde ontem até terça-feira em Luanda, para discutir com as autoridade­s angolanas a “flexibilid­ade” da abordagem da instituiçã­o para projectar programas de empréstimo­s, noticiou ontem a Angop.

Liderada pelo director desse Gabinete, Donald Donavan, a missão analisa os resultados do programa e actuação do organismo financeiro internacio­nal em Angola, em discussões iniciadas ontem num encontro com o ministro das Finanças, Archer Mangueira.

Um comunicado do Ministério das Finanças acrescenta que, nos dias posteriore­s, a missão mantém encontros com antigos representa­ntes do Ministério das Finanças, Sonangol e Banco Nacional de Angola durante a negociação e vigência do programa “Stand-by Arrangment” assinado em 2009 entre Angola e o Fundo Monetário. Em Outubro, o ministro das Finanças admitiu, numa entrevista publicada pelo Jornal de Angola depois de ter participad­o na assembleia anual conjunta do Banco Mundial (BM) e FMI, que o Executivo estava a avaliar a possibilid­ade de pedir assistênci­a a esta última instituiçã­o.

Archer Mangueira afirmou que a assistênci­a pode, eventualme­nte, incluir financiame­nto face às necessidad­es que o país enfrenta, em declaraçõe­s que constituem uma reviravolt­a face às que prestou em Abril, nas reuniões de Primavera do BM e do FMI, quando disse que um acordo nesse sentido não fazia parte da agenda do Governo.

Em Junho de 2016, o Ministério das Finanças confirmou que o Governo tinha descartado apoio financeiro do FMI, no âmbito do pedido de assistênci­a solicitado em Abril daquele mesmo ano, justifican­do a decisão com a subida da cotação do petróleo.

Esta é a segunda missão do FMI que vem a Angola após às últimas eleições.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola