Jornal de Angola

Zona alta do Lobito sem água há meses

- Jesus Silva | Lobito

A zona alta da cidade do Lobito, concretame­nte os bairros do Alto Liro, Zâmbia, Lixeira, 4 de Abril, Golfe e Alto Esperança deixaram de ter água há cerca de quatro meses, uma situação que está a obrigar os moradores a comprá-la em banheiras ao preço de 50 kwanzas ou cisternas a 15 mil.

Segundo a moradora Maria da Glória, a última vez que jorrou nas torneiras foi no dia das eleições e desde aí nunca mais se viu água no bairro, obrigando os moradores a comprá-la a preços especulati­vos.

Fernanda Tomás, outra moradora, disse que, quando há água, vendem a banheira a 20 kwanzas, mas, desde que deixou de jorrar nas torneiras o preço subiu para 50. “Queremos que a água jorre nas torneiras dos bairros e não apenas em algumas zonas, como tem acontecido”, salientou. O administra­dor para a área técnica da Empresa de Águas e Saneamento do Lobito (EASL), Adilson Telanga, frisou que os sistemas estão operativos e tudo está a ser feito para que esse problema seja ultrapassa­do ainda este mês.

“A ESAL está a empreender esforços para rapidament­e cobrir o défice existente de 50 por cento e pensamos que nos próximos dias a população vai conhecer melhorias, pois a empresa não está de braços cruzados”, anunciou.

Adilson Telanga reconheceu que a reclamação dos populares dos bairros afectados é legítima, uma vez que é seu direito ter água diariament­e, fornecida pela Empresa de Águas e Saneamento do Lobito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola