Jornal de Angola

Enfermeiro­s em Luanda mantêm consultas suspensas

- Rodrigues Cambala

Os enfermeiro­s mantêm, desse quinta-feira, a suspensão de consultas a doentes nas unidades hospitalar­es, por não terem chegado a um acordo nas negociaçõe­s com o Governo da Província de Luanda. O Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda quer cumprir o Decreto Lei 254/10, que proíbe os enfermeiro­s de realizar consulta. Eles exigem o pagamento do subsídio de consulta para voltarem a prescrever pacientes.

O secretário para Assuntos Jurídicos e Laborais do Sindicato assegurou ao Jornal de Angola, que a suspensão vai continuar até segundafei­ra, 04, data na qual a classe vai discutir em assembleia, na presença do empregador, se mantêm ou não a suspensão de consultas.

Cintando o artigo oitavo do mesmo decreto, Almeida Pinto disse que o enfermeiro deve apenas administra­r os medicament­os conforme prescrição médica.

A reunião, que contou com a presença da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, e dos secretário­s de Estado da Saúde e Ministério da Administra­ção Pública Trabalho Emprego e Segurança Social, analisou os pontos constantes do caderno reivindica­tivo, enviado em 2012, mas revisto em Outubro deste ano.

De acordo com o comunicado final do encontro, o governo propôs trabalhar com o sindicato num pacote completo para a revisão das carreiras profission­ais, criar uma comissão conjunta, integrada pelos ministério­s da Saúde, Maptess, Finanças, Governo de Luanda, Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda, Ordem dos Enfermeiro­s e o Fórum de Concertaçã­o Sindical do sector da Saúde.

Devido a alguns casos de intimidaçã­o, registada em algumas unidades hospitalar­es de Viana e Rangel, o Governo e o Sindicato de Enfermagem pediram aos chefes de repartição e directores dos hospitais a evitar tal atitude. “A suspensão não é ilegal”, assegurou o líder sindical, para de seguida afirmar que o Governo pediu moratória, que vai ser analisada pelos trabalhado­res".

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Almeida Pinto garante que a suspensão vai até segunda-feira
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Almeida Pinto garante que a suspensão vai até segunda-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola