Jornal de Angola

Angola tenta contrariar favoritism­o da Espanha

Campeãs africanas querem surpreende­r no jogo de estreia diante de uma das favoritas à conquista de um lugar no pódio

-

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol tenta, hoje às 20h30, uma vitória inédita frente à Espanha, na cidade alemã de Trier, em jogo a contar para a primeira jornada do 23.º Campeonato do Mundo. Com desempenho relevante nas últimas competiçõe­s europeias, mundiais e olímpicas, as espanholas são favoritas ao triunfo, embora estejam cautelosas.

O histórico de confrontos entre as formações mostra clara vantagem do combinado europeu, com vitória no último jogo (26-22), nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 2016. Carlos Viver substituiu Jorge Duenas, no comando técnico da selecção espanhola, pouco tempo depois da prova olímpica, enquanto Morten Soubak entrou para a liderança das angolanas, cargo ocupado por Filipe Cruz até ao último CAN feminino, em Dezembro de 2016.

Na rota para o Campeonato do Mundo, “as guerreiras” (designação do conjunto europeu) encerraram a preparação com vitória contundent­e sobre a Ucrânia, por 33-14, na derradeira jornada do Torneio Internacio­nal de Melilla, prova que contou igualmente com a participaç­ão das selecções da Argentina e do Japão.

O último teste de Angola foi com a França, adversário de amanhã, com derrota por 18-30. O facto de jogar com um oponente da mesma série preliminar pode ter levado a dupla técnica Morten Soubak e Alex Aprille a mascarar um pouco as suas ideias de jogo e não conseguir, deste modo um bom resultado.

Para mais logo, a antiga jogadora portuguesa de origem cabo-verdiana, Alexandrin­a Barbosa, deve ser uma das principais armas apontadas à baliza angolana. A rapidez das acções e a qualidade técnica individual da lateral esquerda espanhola tem bastante peso no rendimento do grupo, onde se destaca ainda a veterana guarda-redes Silvia Navarro e a central Nerea Pena.

Força do colectivo

Isabel Guialo “Belinha” e Albertina Kassoma devem ser as principais referência­s no ataque do combinado nacional, com a pivô do 1.º de Agosto a jogar também importante papel nas acções defensivas. Para vencer, Angola vai precisar de atacar com o mínimo de erros técnicos e assegurar eficácia na recuperaçã­o defensiva.

À entrada da prova, o treinador espanhol considera que a sua equipa se encontra bem em quase todos aspectos do jogo, sobretudo na defesa. “Já apresentam­os um nível muito bom”. Morten Soubak reconhece a qualidade técnica da Espanha, ressaltand­o o seu bom desempenho em todas competiçõe­s, mas acredita numa reacção positiva das suas jogadoras, nessa partida inaugural.

A Espanha vai alinhar com as seguintes jogadoras: Silvia Navarro e Darly Zoqbi (guarda -redes), Silvia Arderius e Nerea Pena (centrais), Mireya Gonzalez, Almudena Rodriguez e Seynabou Mbengue (laterais direitas), Lara Gonzalez, Ivet Musons e Alexandrin­a Barbosa (laterais esquerdas), Carmen Martin e Maitane Etxeberria (pontas direitas), Jennifer Gutierrez e Amaia Garibay (pontas esquerdas) e Maria Nunez, Eli Chavez e Paula Garcia (pivôs).

Cristina Branca e Marta Alberto (guarda-redes), Albertina Kassoma e Ríssia Oliveira (pivôs), Natália Kamalandua, Iracelma Silva, Janeth Santos e Vilma Silva (pontas) Magda Cazanga, Manuela Paulino, Juliana Machado e Aznaide Carlos (meia- distâncias laterais) Dalva Perez, Helena Paulo, Isabel Guialo e Vilma Neganga ( meia-distâncias centrais) são as escolhas de Morten Soubak.

Morten Soubak reconhece a qualidade técnica da Espanha, ressaltand­o o seu bom desempenho em todas competiçõe­s, mas acredita numa reacção positiva

 ??  ?? ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Morten Soubak pode ter escondido o jogo das Pérolas nos últimos desafios de preparação
ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Morten Soubak pode ter escondido o jogo das Pérolas nos últimos desafios de preparação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola