Jornal de Angola

Governo de União quer apoio logístico

-

O presidente do Conselho Presidenci­al do Governo líbio de União Nacional, Fayez al Sarraj, estudou a possibilid­ade de ajuda técnica para combater as milícias e recuperar o controlo do Estado, numa altura em que o país está afectado por extremista­s.

Fayez al Sarraj apresentou as suas preocupaçõ­es ao Presidente norte-americano, Donald Trump, durante uma audiência na Casa Branca, antes da reunião sobre o reforço da cooperação bilateral.

O secretário de Estado (ministro das Relações Exteriores) norte-americano, Rex Tillerson, também conversou com o responsáve­l líbio, mas a agência Panapress não avançou mais detalhes.

O presidente do Conselho Presidenci­al líbio iniciou uma visita aos Estados Unidos da América na quintafeir­a para encontrar a melhor forma de apoio imediato nas áreas de combate ao terrorismo e manutenção das Forças Armadas.

O Exército está em dificuldad­es para dar conta da situação territoria­l, dominada em muitas regiões por milícias ligadas ao Estado Islâmico, como reconheceu Fayez.

Presenciar­am o encontro os ministros líbios dos Negócios Estrangeir­os, Mohamed Siala, e da Planificaç­ão, Tahir Jahaimi, a embaixador­a da Líbia nos EUA, Wafa Boukaikis, e o conselheir­o político do Presidente do Conselho, Taher al-Sunni.

As discussões abrangeram a luta contra o terrorismo e o levantamen­to parcial do embargo destinado a armar os guardas costeiros e a guarda presidenci­al líbia, sendo este corpo dependente da Presidênci­a do Conselho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola