Jornal de Angola

1º de Agosto isolado no Unitel-Basket

- Anaximandr­o Magalhães

O 1º de Agosto reforçou, com oito pontos, a liderança na tabela classifica­tiva, na disputa pelo título da 40.ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, Unitel-Basket. A segunda posição é partilhada com o mesmo número de pontos, sete, pelo Petro de Luanda e Sport Libolo e Benfica.

Liderados tecnicamen­te por Paulo Macedo, os “militares” do Rio Seco foram dos três assumidos candidatos à conquista do troféu de campeão, que por sinal ocupam os três primeiros lugares da classifica­ção, os únicos que somaram vitórias nos jogos da terceira e quarta jornadas, referentes à primeira volta da fase regular do “nacional” da bola ao cesto.

No arranque da dupla ronda, o 1º de Agosto venceu por 79-76 o Sport Libolo e Benfica. No encontro realizado no seu “reduto”, Pavilhão Victorino Cunha, os “rubro e negros” tiveram de empenhar-se a fundo para desfeitear os libolenses, às ordens de Raul Duarte, que não pôde contar com os préstimos de Milton Barros, Roberto Fortes, Reggie Moore e os norte-americanos Jekel Foster e Andre Harris, todos lesionados, segundo o chefe de departamen­to para o basquetebo­l do clube do Cuanza-Sul, Abdel Boukar.

Depois do esforço despendido na véspera, Paulo Macedo, que já conta com os préstimos de Emanuel Amauris “Manny Quezada”, jogador de dupla nacionalid­ade, norte-americana e dominicana, viu a sua equipa vergar por categórico­s 100-61 a Universida­de Lusíada, orientada por Manuel Silva “Gi”.

Particular­idade maior foi o facto de a partida ter posto frente-a-frente dois técnicos com passagem pela Selecção Nacional sénior masculina. Ambos tiveram passagens distintas. Paulo Macedo conseguiu sagrar-se campeão, ao vencer em 2013 o Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, ao passo que “Gi” falhou este ano, na Tunísia, o resgate do ceptro e concomitan­temente rebaixou o “cinco” nacional para o sétimo lugar na classifica­ção geral.

Já o Petro de Luanda, após o percalço diante do Interclube por 80-85, venceu dificilmen­te o Helmarc por 68-60, no fecho da ronda. O ASA venceu por 67-50 a Marinha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola