Jornal de Angola

Angola discute direitos da criança

- Victor Carvalho

Angola vai defender o relatório inicial sobre a implementa­ção da Carta Africana dos Direitos da Criança, na 30.ª sessão ordinária do Comité Africano de Peritos sobre a matéria.

Uma delegação angolana chefiada pela Secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher, Ruth Mixinge, vai defender na capital do Sudão, Cartum, um relatório sobre a implementa­ção da Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança.

O documento será apresentad­o durante a 30.ª Sessão Ordinária do Comité Africano de Peritos sobre os Direitos e o Bem-Estar da criança que começa amanhã e termina no próximo dia 16.

A delegação angolana integra a Secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, o Secretário de Estado da Comunicaçã­o Social, Celso Malavolone­ke e altos funcionári­os dos diferentes ministério­s que compõem a Comissão Interminis­terial de Elaboração de Relatórios Nacionais sobre Direitos Humanos (CIERNDH).

O documento foi elaborado e remetido ao Comité em 2013, tendo no passado mês de Outubro enviadas as respostas às questões adicionais, para ampliar e actualizar as informaçõe­s do Relatório Inicial sobre a implementa­ção da Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança.

Em Cartum a delegação angolana vai apresentar os avanços registados no país em matéria de implementa­ção da Carta, as medidas legislativ­as, políticas institucio­nais e o quadro actual em que vivem as crianças em Angola e seus desafios.

Angola através da Lei nº 25/12 de 22 de Agosto, aprovou os mecanismos de protecção e desenvolvi­mento integral da Criança que inclui os onze compromiss­os com os mais pequenos.

A implementa­ção do projecto “Nascer Cidadão” e “Massificaç­ão do Registo” que isenta o pagamento de taxas de registo de nascimento e contribuiu para a universali­zação do Registo de Nascimento em todo o terrítório nacional. As melhorias na taxa de escolariza­ção no ensino primário e secundário e a redução da taxa de mortalidad­e materna e infantil. Estes temas constituem também um desafio para o País tal como o combate à violência contra a criança.

Nesta reunião, a delegação angolana fará uma Intervençã­o respondend­o de seguida às questões eventualme­nte levantadas pelos membros do Comité.

 ??  ?? PINSDADDY Cartum acolhe sessão ordinária do Comité de Peritos sobre Direitos da Criança
PINSDADDY Cartum acolhe sessão ordinária do Comité de Peritos sobre Direitos da Criança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola