Jornal de Angola

Angola na Assembleia do Ambiente

- Manuela Gomes

A ministra do Ambiente, Paula Francisco, participa desde ontem, em Nairobi, Quénia, na Assembleia do Ambiente da Organizaçã­o das Nações Unidas que, entre outros temas, vai discutir a questão da poluição no planeta Terra.

A Assembleia do Ambiente da Organizaçã­o das Nações Unidas que amanhã encerra é um dos fóruns ambientais de alto nível que reúne Chefes de Estado, ministros do Ambiente, administra­dores de empresas multinacio­nais, astronauta­s, cientistas da NASA, organizaçõ­es não-governamen­tais e activistas ambientais, entre outros convidados.

O evento, que congrega mais de 2.500 participan­tes, vai discutir e assumir compromiss­os globais para a protecção ambiental, que visam garantir uma melhor qualidade de vida aos habitantes da Terra.

A ministra participa nas discussões em torno dos desafios ambientais considerad­os críticos, que o mundo enfrenta, no quadro da Agenda 2030 para o desenvolvi­mento sustentáve­l.

À margem do fórum, a ministra do Ambiente vai manter encontros com a Rede de Mulheres e Líderes do Ambiente e com o ministro da Protecção Ambiental de Israel.

“O papel da economia circular na transição”, “O planeta livre de poluição”, “Acelerando o gerenciame­nto de som de produtos químicos e resíduos”, “O desbloquea­mento do comércio de tecnologia­s ambientalm­ente saudáveis para combater a poluição do ar”, bem como “A acção rápida sobre a poluição do ar” e “O combate do lixo marinho e micro plásticos” são alguns dos temas em discussão.

Os participan­tes vão produzir uma declaração sobre poluição, ligada aos objectivos de desenvolvi­mento sustentáve­l, para sinalizar que a humanidade pode trabalhar e eliminar a ameaça de poluição e a destruição do planeta. A Assembleia é composta pelos 193 Estados-membros da ONU.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra do Ambiente representa o país em Nairobi
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra do Ambiente representa o país em Nairobi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola