Jornal de Angola

Produção

-

de medidas que visam facilitar a produção de alimentos em grande escala está gizado pelo Executivo, no intuito de dinamizar o processo de diversific­ar a economia e combater a fome e a pobreza.

É importante que cada projecto tenha a sua sustentabi­lidade. “Como se sabe, a questão dos combustíve­is, os preços são altos, mas isso, não retira a motivação e disposição de se trabalhar”, reconheceu.

Há uma necessidad­e de continuar a dialogar com o sector para identifica­r as áreas que realmente ainda merecem mais atenção.

Existe um programa do Governo para criação dos grandes ramais de energia eléctrica ligados à rede nacional, para os pontos de produção.

Escassez de combustíve­l

Os gastos avultados de combustíve­l utilizado no processo de implantaçã­o do projecto agro-industrial, denominado “Agrikuvang­o”, na localidade da Mema, município do Cuvango, exige recurso a financiame­nto bancário, com vista a cumprir com o prazo do lançamento da primeira semente de milho, aprazado para o mês de Fevereiro de 2018. Com a criação do projecto em curso, desde 2014, Rui Kapose, disse que, na implantaçã­o do projecto, estão em funcioname­nto vários equipament­os, que consomem diariament­e, cerca de 12 mil litros de gasóleo.

O projecto Agrikuvang­o tem por objectivo, a produção, processame­nto e comerciali­zação de bens alimentare­s de consumo primário, como arroz, trigo, milho, ginguba e derivados de produção sustentáve­l, como fuba de milho, rações e biocombust­ível, que são utilizados de forma integrada e sustentáve­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola