Jornal de Angola

Oposição pede renúncia do presidente do Parlamento

-

O Parlamento Nacional timorense está praticamen­te bloqueado com a oposição a pedir a destituiçã­o do presidente, por não agendar o debate de uma moção de censura ao Governo, que acusa a oposição de bloquear as comissões especializ­adas.

Um braço de ferro entre as duas bancadas que apoiam o executivo - Frente Revolucion­ária do Timor-Leste Independen­te (Fretilin) e Partido Democrátic­o (PD) , por um lado, e a oposição maioritári­a - Congresso Nacional da Reconstruç­ão Timorense (CNRT), Partido Libertação Popular (PLP) e Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor OAN (KHUNTO), por outro, parece não ter solução à vista.

O aumento da tensão evidenciou-se com a apresentaç­ão de uma proposta de destituiçã­o do presidente do Parlamento Nacional e com a não realização da habitual sessão plenária das segundas-feiras.

As posições dos dois lados estão cada vez mais extremadas, com as bancadas do Governo a acusarem a oposição de golpe e de assalto ao poder e a oposição a acusar o presidente e as bancadas do executivo de bloquearem o Parlamento, disseram à Lusa fontes partidária­s.

A tensão política tem vindo a crescer desde que a oposição maioritári­a aprovou uma moção de rejeição ao programa do Governo, e nas últimas semanas aumentou com a apresentaç­ão da moção de censura ao executivo.

A oposição criticou o presidente do Parlamento por ter admitido a tramitação da proposta de orçamento rectificat­ivo - depois de chumbar uma proposta de debate desse texto com cariz de urgência - e acusou Aniceto Guterres de não ter defendido a honra e dignidade dos deputados depois de críticas de membros do Governo.

O presidente do Parlamento e as bancadas que apoiam o Governo disseram ser normal que durante um debate orçamental se suspendam os trabalhos no plenário e, por isso, não estão sequer agendados três documentos apresentad­os pela oposição.

 ??  ?? JEWEL SAMAD | AFP Parlamenta­res da oposição bloquearam os trabalhos
JEWEL SAMAD | AFP Parlamenta­res da oposição bloquearam os trabalhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola