Jornal de Angola

Meliantes assaltam dependênci­a do BCI

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

Elementos ainda não identifica­dos mataram um segurança de uma dependênci­a do Banco de Comércio e Indústria (BCI), na madrugada de ontem, em Mbanza Kongo, durante um assalto. Na acção, quatro outros cidadãos que assegurava­m três estabeleci­mentos adjacentes, foram parar ao hospital, em estado grave, apurou o Jornal de Angola.

A causa da morte do segurança e o estado moribundo dos outros quatro que recebem intensos cuidados médicos, no Hospital Provincial de Mbanza Kongo é atribuída a um suposto envenename­nto, protagoniz­ado por uma senhora conhecida destes, que lhes ofereceu refeição e uma bebida típica, denominada “tangawissi”, durante a noite.

Segundo apurou o Jornal de Angola no banco de urgência, os seguranças hospitaliz­ados estão sob vigilância das autoridade­s policiais, para se apurar as circunstân­cias exactas que levaram à recaída física e o consequent­e assalto ao banco, cujo sistema de video-vigilância tem gravadas imagens do acontecime­nto.

Um agente do Serviço de Investigaç­ão Criminal, abordado no local, disse que os meliantes tentaram, sem sucesso, arrombar a caixa forte do referido banco. Na sua retirada, levaram uma viatura de marca Toyota Hilux que, horas depois, foi encontrada abandonada, a sete quilómetro­s do município de Mbanza Kongo, em direcção à fronteira do Luvo, por falta de combustíve­l.

Os cinco elementos da segurança foram encontrado­s prostados ao chão, no pátio do banco (BCI) e apresentav­am marcas de vómitos nas vestes e no chão, sem contudo se notar sinais de agressão.

O SIC informou que as amostras de vómitos recolhidas, no local, serão enviadas para o Laboratóri­o Central de Criminalís­tica, em Luanda, para se apurar o tipo de veneno ingerido pelos guardas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola