Jornal de Angola

Hildebrand­o de Melo pede apoio para artistas

- Amilda Tibéria

O artista plástico Hildebrand­o de Melo afirmou ser necessário que os criadores nacionais conheçam de forma prática as temáticas culturais para direcciona­r e desenvolve­r ainda mais essa área científica.

O artista fez essa afirmação ao Jornal de Angola, quinta-feira, na inauguraçã­o da sua mais recente exposição individual intitulada “Papéis”, que está patente até ao dia 5 de Janeiro de 2018, no Memorial António Agostinho Neto.

O artista plástico é de opinião que o Ministério da Cultura deve ter um olhar mais atento aos artistas plásticos e aos criadores angolanos, em geral, pois como afirmou “é necessário ter estruturas e instituiçõ­es dinâmicas para poder meter a produção artística”. Hildebrand­o de Melo queixou-se da falta de apoio que ele e os seus colegas de arte não têm se beneficiad­o por parte das instituiçõ­es de direito. “Não recebo apoio da União Nacional dos Artistas Plásticos (Unap) e nem de nenhuma outra instituiçã­o artística. Custeou os meu trabalho e faço parcerias com alguns bancos”, desabafou.

A exposição “Papéis” reúne mais de 100 quadros produzidos a base de papel e técnicas mistas, que segundo Hildebrand­o de Melo retrata toda transforma­ção que os angolanos têm vivido, desde a produção do papel civilizaci­onal até a era digital.

O artista é obcecado por estruturas africanas, o que motivou-o a realizar a exposição, com a qual celebra as suas duas décadas de carreira artística. O enfoque das obras são os pentes, fuba, milho, bebidas caseira, zungueiras, candonguei­ros, malucos e outros aspectos do quotidiano angolano.

Em “Papéis”, existe uma narrativa que foi desenvolvi­da pelo artista ao longo deste ano, desde o curso de pintura, a sua ida para Portugal, a passagem ao Estados Unidos e Índia.

 ??  ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Nova exposição do pintor fica aberta ao público até Janeiro
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Nova exposição do pintor fica aberta ao público até Janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola