Jornal de Angola

Governo promete ajuda ao ensino profission­al

- José Rufino | Luena

O secretário de Estado para o Ensino Técnico Profission­al, Jesus Baptista, manifestou preocupaçã­o, sábado passado no Luena, capital da cidade do Moxico, pelo facto de alguns institutos profission­ais estarem encerrados, inclusive alguns recentemen­te construído­s e reabilitad­os.

Ao visitar o Instituto Agrário do Luau que foi recentemen­te reabilitad­o, mas que por razões financeira­s não alberga estudantes, Jesus Baptista disse que o quadro tem de ser rapidament­e invertido. “Temos de encontrar mecanismos para que esta instituiçã­o funcione rapidament­e. O Ministério da Educação e o Governo do Moxico têm de empreender esforços junto do Ministério das Finanças”, disse.

Além do problema de infra-estruturas no sector do Ensino Profission­al, a província do Moxico debate-se com a falta de professore­s, facto que mereceu igualmente a atenção do secretário de Estado, que prometeu “encontrar soluções para a resolução da carência.”

Entre as escolas que têm o arranque do ano lectivo condiciona­do por falta de professore­s, destaca-se o Instituto Médio Politécnic­o da Cameia.

“O aumento do número de professore­s vai permitir a diversific­ação de cursos. Sabemos que neste momento o curso mais procurado nos institutos é o de Electricid­ade.

 ?? FRANCISCO BERNARDO/EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cidade do Luena tem várias esolas encerradas
FRANCISCO BERNARDO/EDIÇÕES NOVEMBRO Cidade do Luena tem várias esolas encerradas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola