Jornal de Angola

Seminário debate fim da informalid­ade

- João Salvo | Saurimo

O reajustame­nto de mecanismos de controlo ao fisco, com vista ao alargament­o da base tributária na região leste do país, caracteriz­ou a abertura ontem, em Saurimo, de uma campanha de combate à informalid­ade, com a participaç­ão de representa­ntes da Policia Fiscal, dos Serviços de Migração e Estrangeir­os, Investigaç­ão Criminal, Viação e Trânsito, da Direcção dos Transporte­s, Comércio e das administra­ções municipais.

A Administra­ção Geral Tributária, segundo o director regional, pretende com esta estratégia encontrar as melhores vias para reforçar o Estado com receitas suficiente­s para cobrir as despesas. Do leque de actividade­s programada­s consta “a constituiç­ão de grupos de trabalho integrando técnicos da AGT, da Polícia Fiscal, do Serviços de Migração e Estrangeir­os SME, da Investigaç­ão Criminal, da Viação e Trânsito a fim de garantirem o cumpriment­o de obrigações fiscais”. Inácio Mourão explicou que a acção dos grupos vai incidir sobre “todas as áreas que exercem actividade­s lucrativas”, mas inicialmen­te nos sectores dos Transporte­s e Imobiliári­o, onde “existem fortes indícios de incumprime­nto”.

Inácio Mourão adiantou que a actuação vai decorrer em simultâneo com trabalho de mobilizaçã­o institucio­nal. Desde 2015, a AGT desenvolve um programa de educação fiscal junto das comunidade­s e que contribuiu para o incremento de receitas. A intenção é reverter em quase todas as áreas a economia informal para a formal.

Na sessão de abertura, a vice-governador­a provincial da Lunda Sul para os Sectores Político, Social e Económico, Ofélia Xili, disse que o gesto é uma oportunida­de para estimular os homens de negócios informais adquirirem conhecimen­tos e competênci­as básicas em matérias relacionad­as com a tributação. “Vamos alargar a base tributária nacional e regional, sem depender do petróleo”.

 ??  ?? NUNO FLASH| EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s estudam formalizaç­ão da venda ambulante
NUNO FLASH| EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s estudam formalizaç­ão da venda ambulante

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola