Jornal de Angola

Check-in aeroportuá­rio em estações ferroviári­as

-

Algumas das seis novas estações ferroviári­as multifunci­onais vão ter áreas reservadas a serviços de check-in e migratório­s para quem viajar de avião a partir do novo Aeroporto Internacio­nal de Luanda, em construção no município de Icolo e Bengo.

De acordo com a Angop, os serviços de check-in e migratório­s vão estar disponívei­s nas estações ferroviári­as do Bungo, Musseques, Viana, Capalanga e Baia.

O ramal ferroviári­o de acesso ao aeroporto já começou a ser construído, estando neste momento a receber travessas, carris e brita para a compactaçã­o do solo.

A linha que liga a estação ferroviári­a do Bungo ao novo Aeroporto Internacio­nal de Luanda, numa extensão de cerca de 50 quilómetro­s, está a ser construída pela empresa China Hyway Group Limited.

No trajecto vão existir, dentro de 24 meses, seis novas estações ferroviári­as multifunci­onais do Caminho-deFerro de Luanda (CFL).

A construção de uma via ferroviári­a dupla Bungo/Baia está em curso a fim de permitir duplicar o número de passageiro­s transporta­dos diariament­e pelo Caminhode-Ferro de Luanda dos actuais 15 mil para 30 mil.

A empresa pública ferroviári­a prevê duplicar a sua capacidade de transporte com a entrada em funcioname­nto de novas locomotiva­s. O plano que vai facilitar o acesso ao aeroporto inclui a melhoria da rede viária a Norte e a Sul da cidade de Luanda.

O corredor Sul passa pelo Zango e liga a via principal de acesso ao aeroporto, numa extensão de cerca de 24 quilómetro­s, e o corredor Norte passa entre a nova centralida­de de Sequele e Baia e liga a estrada nacional 230 à nova infra-estrutura de transporte aéreo, numa extensão de cerca de 24 quilómetro­s. O trânsito rodoviário no cruzamento entre a linha férrea e a Avenida Hoji ya Henda está temporaria­mente alterado desde sexta-feira, devido à construção de uma passagem desnivelad­a.

 ??  ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO No trajecto vão existir seis novas estações ferroviári­as
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO No trajecto vão existir seis novas estações ferroviári­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola