Jornal de Angola

Filosofia tokoísta em debate na “Maka”

-

O livro “Tokoismo - Teologia da Libertação”, da autoria do historiado­r Patrício Batsîkama, é o escolhido para mais um debate na tradiciona­l “Maka”, que se realiza hoje, às 18h00, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

De carácter filosófico, o livro está assente no tokoismo e no pensamento do seu fundador, o profeta ético Simão Gonçalves Toko, assim como na “Dialéctica das verdades contrárias”. O livro associa-se à posição de Simão Toko com a “Teoria da Complexida­de”, de Edgar Morim, a “Filosofia da Liberdação”, de Simone Weil e Enrique Dussell.

Um comunicado de imprensa da UEA, explica que o autor do livro faz uma revisão crítica sobre a História do Tokoísmo desde a sua relembranç­a de 25 de Junho de 1949, reconstrui­ndo alguns conceitos filosófico­s e classifica o pensamento de Simão Toko como a “higiene ontológica”, que determina o comportame­nto do ser humano.

Poética na Música

A União dos Escritores Angolanos realiza no próximo dia 13, na habitual “Maka” a quarta-feira, às 18h00, uma sessão de debate em volta da “poética na música de Rui Mingas”, onde o orador será o jornalista Jimmy Rufino.

Com a presença de Rui Mingas, o debate vai abordar aspectos sobre o seu percurso como nacionalis­ta e intelectua­l através da sua obra profundame­nte poética produzida por poetas angolanos, uma vida dedicada a luta do povo angolano durante décadas.

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Historiado­r fala sobre o pensamento do profeta Simão Toko
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Historiado­r fala sobre o pensamento do profeta Simão Toko

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola