Jornal de Angola

África vai repatriar imigrantes da Líbia

-

A União Africana e os Estados membros que a integram vão assegurar o repatriame­nto, até ao final do ano, de mais de 15.000 imigrantes retidos na Líbia, na sequência da denúncia de mercados líbios de escravatur­a, anunciou ontem o vicepresid­ente da organizaçã­o continenta­l.

O repatriame­nto dos migrantes, com a União Africana a garantir a documentaç­ão e facilidade­s na viagem, vai realizar-se em cooperação com a Organizaçã­o Internacio­nal para as Migrações (OIM), revelou Kwesi Quartey na sua conta na rede social Twitter, sem especifica­r quais os países de destino.

Entre 400 e 700 mil imigrantes africanos permanecem em dezenas de acampament­os na Líbia, a maioria em condições desumanas, disse na semana passada, na cimeira de líderes europeus e africanos, o presidente da comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat.

De acordo com a OIM, mais de 423 mil migrantes estão identifica­dos na Líbia, a maioria de nações da África subsaarian­a. Na semana passada, os líderes africanos e europeus elaboraram um plano de evacuação de emergência para os imigrantes, concordand­o em transporta­r 3.800 retidos, pelo menos, em mais de 40 centros na Líbia. Marrocos, França e Alemanha disponibil­izam as transporta­doras aéreas.

 ??  ?? MAHMUD TURKIA |AFP União Africana apoia repatriame­nto de migrantes
MAHMUD TURKIA |AFP União Africana apoia repatriame­nto de migrantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola