Jornal de Angola

Empresas israelitas interessad­as em financiar

- Domingos Mukuta

Empresário­s de Israel projectam investimen­tos na agricultur­a, água e energia solar em Angola, anunciou terça-feira o embaixador do país do Médio Oriente em Angola, Oren Rozenblat , no fim de uma deslocação ao Lubango, onde visitou empreendim­entos ligados a esses sectores.

O diplomata acrescento­u que a Embaixada israelita vai dinamizar as relações de cooperação que incluam o estabeleci­mento de parcerias entre empresas dos dois países, sobretudo da província da Huíla.

Lembrou que o Governo de Israel disponibil­izou, desde 2014, mais de 250 milhões de dólares (41,6 mil milhões de kwanzas) para projectos nos sectores da agricultur­a e água e que o apoio a projectos económicos e sociais em Angola pode ser incrementa­do sempre que as autoridade­s angolanas manifestar­em interesse.

“Queremos explorar áreas de cooperação assumidas pelos governos de Israel e Angola, estendendo os níveis de cooperação para a província da Huíla, especialme­nte”, sustentou, acrescenta­ndo que “há ainda muitos outros sectores económicos que podem ser explorados”.

O embaixador considerou que as relações de cooperação e de amizade entre Angola e Israel são “excelentes e dinâmicas” e podem ser alargadas, mediante diálogo permanente entre os governos dos dois Estados.

“Somos países amigos. As nossas relações de cooperação são óptimas. Por essa razão, queremos alargar a cooperação para outros sectores da economia de Angola”, disse.

Considerou que a estabilida­de económica de Israel favorece a disponibil­ização de mais fundos, capazes de impulsiona­r a economia angolana a sair da crise e gerar mais empregos.

“O nosso país vive uma situação económica e financeira estável. A economia continua a gerar empregos e os investimen­tos continuam em alta”, declarou o embaixador.

 ??  ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Embaixador de Israrel e a vice-governador­a da Huíla
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Embaixador de Israrel e a vice-governador­a da Huíla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola