Jornal de Angola

Municípios do Uíge com postos fiscais

- Joaquim Júnior

Três postos fiscais foram inaugurado­s terça-feira nos municípios do Negage, Songo e Sanza Pombo, província do Uíge, no quadro da política de expansão, adoptada pela Administra­ção Geral Tributária (AGT).

Os postos vão emitir documentos como o Cartão de Contribuin­te e colectar taxas e impostos, assim como prover serviços a favor dos bancos de Comércio e Indústria (BCI) (Negage e Sanza Pombo) e do Sol (Songo), da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Energia (ENDE) e da Polícia Fiscal.

Os trabalhos dos postos fiscais são assegurado­s por nove funcionári­os da AGT três em cada posto -, providos de equipament­os e sistemas informátic­os que permitem maximizar a capacidade de cobrança.

A vice-governador­a do Uíge para o sector Político e Social, Catarina Domingos, atribuiu aos serviços inaugurado­s a vantagem de evitar que os contribuin­tes faltem ao que considerou ser o elevado compromiss­o de cidadania, que é o pagamento de impostos.

“A nossa população vai deixar de abster-se de pagar os seus impostos, na altura condiciona­dos pelas distâncias que separam os municípios em que vivem, do serviço da AGT na cidade do Uíge”, disse.

O director dos Serviços Fiscais da AGT, Júlio Londa, sublinhou que o potencial económico dos três municípios e o seu posicionam­ento estratégic­o justificam a implantaçã­o de repartiçõe­s fiscais equipadas para servir melhor o contribuin­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola