Jornal de Angola

Centro local de reabilitaç­ão com muitas dificuldad­es

-

A falta de fármacos, de reagentes para os laboratóri­os de análises clínicas, de material gastável para radiologia e meios para produção de próteses são as principais dificuldad­es que condiciona­m o pleno funcioname­nto do Centro de Reabilitaç­ão Física “Dr. António Agostinho Neto”, na província do Huambo.

Em declaraçõe­s à Angop, na terça-feira, o seu director em exercício, Mário Bonga, informou que a estas dificuldad­es juntam-se, ainda, a falta de ambulância, de meios para a área de correcção de erros na estrutura do corpo humano, causadas maioritari­amente por má formação congénita, além da carência de quadros especializ­ados. Também lamentou o facto da Um plano de emergência para limpar as valas de drenagem das águas pluviais e residuais e o nivelament­o dos diques de protecção contra as enchentes da cidade de Ondjiva, na província do Cunene, começou a ser implementa­do na segundafei­ra, pelo Governo Provincial, no âmbito do programa de melhoramen­to do saneamento básico da urbe.

Os trabalhos são executados pela empresa CRBC e têm como objectivo permitir o rápido escoamento das águas pluviais, para se evitarem inundações e danos materiais, principalm­ente na época chuvosa.

O vice-governador provincial do Cunene para os Serviços Técnicos e Infraestru­turas, Feliciano Salomão Himulova, disse que o sistema de saneamento básico da cidade de Ondjiva vai conhecer melhorias, com a requalific­ação da vala de drenagem.O governante apontou como um dos principais problemas da cidade as dificuldad­es técnicas do sistema de drenagem em valas existentes, o que tem originado grandes inundações sempre que caem chuvas intensas.

“Devemos repensar seriamente o sistema que permite o desassorea­mento das valas de drenagem, para que nas próximas chuvas não hajam incidentes com a população residente próximo das valas", sublinhou Feliciano Salomão Himulova que acrescento­u que a conclusão dos trabalhos de limpeza dos canais de drenagem e nivelament­o dos diques de protecção contra enchentes da cidade de Ondjiva vai melhorar a funcionali­dade dos diques, as condições de saneamento básico e também da própria mobilidade urbana.

O vice-governador provincial do Cunene pediu aos moradores da cidade de Ondjiva para terem uma postura cívica e evitar a deposição de resíduos sólidos ao longo das valas de drenagem de águas pluviais e residuais.

 ??  ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Material para o fabrico de próteses escasseia
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Material para o fabrico de próteses escasseia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola