Jornal de Angola

Reforçadas acções de combate à sida

-

A intensific­ação das acções de sensibiliz­ação sobre HIV/Sida e suas consequênc­ias nas escolas, mercados, igrejas e locais de maior concentraç­ão populacion­al, com vista a despertar as pessoas sobre a pandemia, constitui prioridade para 2018, afirmou o director provincial da Saúde na Lunda Sul, Costa Samuqinda.

Em declaraçõe­s à Angop, o responsáve­l disse que as escolas e igrejas são locais onde existem pessoas que podem disseminar a informação nas localidade­s mais recônditas da província, tendo ressaltado o nível preocupant­e de infectados registados este ano. Costa Samuqinda explicou que de Janeiro a presente data, o Programa Provincial de Luta Contra Sida registou 49 óbitos causados pela doença, registando um aumento de dois casos, no período homólogo de 2016.

O director provincial da Saúde acrescento­u que no período em referência foram realizados 41.059 testes, que resultaram em 2.179 casos positivos. Explicou que o número de óbitos tem aumentado, pelo facto de muitos doentes abandonare­m a terapia com anti-retroviral, em troca do tratamento tradiciona­l, regressand­o às unidades sanitárias com quadro clínico já crítico.

Adiantou que o programa de luta contra a Sida na Lunda Sul controla 1.516 pacientes que fazem a terapia antiretrov­iral, contra os 1.762 do mesmo período de 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola