Jornal de Angola

Investigaç­ão científica deve retomar trabalhos

-

defendeu a retomada dos trabalhos de investigaç­ão científica, que devem passar pela recuperaçã­o no mais curto espaço de tempo, do laboratóri­o de investigaç­ão biológica, da Estação Arqueológi­ca de Bala-Bala e da Aldeia Museu.

O responsáve­l ressaltou a importânci­a do laboratóri­o de biologia, enquanto dependênci­a específica do Museu do Dundo, vocacionad­a ao estudo das diferentes espécies animais da região leste do país e a revitaliza­ção da Aldeia Museu, que no passado serviu de instrument­o de mobilizaçã­o e aglutinado­r não só dos artesões como da preservaçã­o da tradição oral dos mais diferencia­dos usos e costumes da região. Uma outra dimensão do museu que deve ser recuperada, lembrou, é o estabeleci­mento de ligações com instituiçõ­es museológic­as de outros países. A intenção, segundo o responsáve­l, é atrair o interesse de pesquisado­res internacio­nais.

Em Agosto último, o Museu Regional do Dundo recebeu a visita de sete investigad­ores norte-americanos, que durante três dias trabalhara­m na identifica­ção de espécies de animais répteis.

João Diei Muanangue ressaltou que, dadas as excelentes condições de trabalho proporcion­ados aos investigad­ores norte-americanos, os mesmos prometeram regressar em breve para outras investigaç­ões mais exaustivas.

Em relação ao reforço do acervo da instituiçã­o museológic­a, com destaque para a descoberta de novas peças que retratam o quotidiano dos povos da região lunda cokwe, João Diei Muanangue disse estar a ser desenvolvi­do, numa primeira, um trabalho de sensibiliz­ação no município do Lôvua, para a recolha nos novos artefactos de valor histórico-cultural.

O responsáve­l apontou que as dificuldad­es financeira­s estão a inviabiliz­ar o projecto, que a princípio deve ser alargado a todos os municípios da província.

 ??  ?? João Diei Muanangue
João Diei Muanangue

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola