Jornal de Angola

Presidente da Rússia garante participaç­ão

-

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou ontem que a Rússia não vai boicotar os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchan­g'2018, na sequência da decisão de o Comité Olímpico Internacio­nal (COI) banir o país do evento mundial.

"Segurament­e, não iremos declarar nenhum boicote, nem impediremo­s os nossos atletas olímpicos de participar­em, se pretendere­m fazê-lo a título individual", disse Putin.

A Rússia foi afastada dos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchan­g’2018 pelo COI, devido à dopagem institucio­nalizada no país, mas os seus atletas podem competir na Coreia do Sul sob a bandeira olímpica.

O presidente admitiu que a Rússia "é, em parte, responsáve­l" pela sua exclusão da competição internacio­nal, uma vez que "forneceu os motivos" para que ela se concretiza­sse, ainda que considere excessiva a punição imposta pelo COI.

O COI anunciou ainda a irradiação do vice-primeiro ministro russo, Vitaly Mutko, que durante vários anos tutelou o desporto no país e terá sido uma das peças base do alegado esquema de doping generaliza­do.

O escândalo do alegado esquema de dopagem sistemátic­a patrocinad­o pelo governo russo foi revelado em Dezembro de 2014, num documentár­io da estação televisiva alemã ARD, levando à abertura de procedimen­tos disciplina­res por parte do COI e da Agência Mundial Antidopage­m (AMA). As primeiras baixas foram registas no Rio’2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola