Jornal de Angola

Embaixada dos EUA transferid­a para Jerusalém

-

de Donald Trump transferir a embaixada norteameri­cana de Telavive para Jerusalém motivou reacções diversas por parte de israelitas e palestinia­nos.

Enquanto em Israel a medida foi vivamente aplaudida, uma vez que significa que os Estados Unidos reconhecem implicitam­ente Jerusalém como sendo a capital do Estado judaico, os responsáve­is palestinia­nos ameaçaram já suspender todo e qualquer relacionam­ento com a administra­ção norte-americana.

Citado pela imprensa do seu país, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse ser este “um grande dia para toda a Nação israelita”, enquanto o líder palestinia­no, Mahamoud Abbas, referiu tratar-se de uma decisão “inaceitáve­l” e prometeu desenvolve­r esforços para ”reverter a situação”, sendo de prever que o assunto venha a ser agendado com carácter de urgência para discussão a nível do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A Liga Árabe, que tem a sua sede no Cairo, agendou para breve uma reunião de emergência para analisar a situação, sendo de prever que venha a ser feita uma condenação formal a acusar DonaldTrum­p de violação de acordos internacio­nais e de ameaçar, mais uma vez, a estabilida­de na região do Médio Oriente.

O papa Francisco também já reagiu a este anúncio, tendo apelado ao respeito ao diálogo como sendo a única forma de “reconhecim­ento pelos direitos de todos os povos da região”.

 ??  ?? A decisão
A decisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola