Jornal de Angola

Itália e Líbia dão combate aos traficante­s de refugiados

-

O Governo da Líbia, apoiado pela ONU, tem um acordo com a Itália para realizar operações conjuntas destinadas a combater os traficante­s de migrantes. O acordo foi anunciado após uma reunião em Tripoli.

O Governo de União Nacional da Líbia, apoiado pela ONU, tem um acordo com a Itália para realizar operações conjuntas destinadas a combater os traficante­s de migrantes.

O acordo foi anunciado após uma reunião realizada em Tripoli, entre o Chefe do Governo do Acordo Nacional (GNA), Fayez Seraj, o ministro do Interior da Líbia, Aref Khodja, e o homólogo italiano, Marco Minniti.

De acordo com Tripoli, a guarda costeira, o departamen­to de migração ilegal, o procurador geral da Líbia e dos serviços de inteligênc­ia vão trabalhar com os homólogos italianos.

“Apesar dos sucessos alcançados no arquivo de migração, o número de imigrantes ilegais fora das habitações é grande e precisamos de mais cooperação, para controlar as fronteiras do sul da Líbia através das quais Os migrantes fluem”, afirmou o primeiro-ministro líbio ao ministro italiano.

A marinha italiana já tem presença no porto de Tripoli, prestando assistênci­a “técnica” à guarda costeira da Líbia. O acordo é assinado depois de a CNN divulgar imagens de migrantes africanos a serem vendidos como escravos na Líbia, que provocaram protestos em todo o mundo, com especial repugnânci­a em África.

A Líbia é a porta principal para os migrantes que tentam chegar à Europa por mar, mas os números caíram acentuadam­ente desde Julho, já que as facções e autoridade­s da Líbia começaram a bloquear as partidas, sob pressão italiana.

 ?? TAHA JAWASHI|AFP ?? Itália consegue apoio da ONU para proteger migrantes
TAHA JAWASHI|AFP Itália consegue apoio da ONU para proteger migrantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola