Jornal de Angola

Telefones sem registo são desactivad­os

Operadores desligam os telemóveis não registados durante a campanha

- Ana Paulo

Unitel, Movicel e Angola Telecom vão desactivar cerca de 500.000 números telefónico­s, a partir de amanhã, no quadro do processo de registo e actualizaç­ão de dados dos utentes dos serviços das comunicaçõ­es electrónic­as, que, desde 2014, registou 11.396.238 contactos activos. A informação foi ontem avançada presidente do INACOM, Leonel Augusto.

Unitel, Movicel e Angola Telecom suspendem amanhã os serviços aos clientes que não regulariza­ram a situação contratual do registo de dados dos utentes dos serviços de telecomuni­cações electrónic­as, anunciou ontem, em Luanda, o presidente do Conselho de Administra­ção do Inacom.

Leonel Augusto referiase ao registo de utentes iniciado em 2014 e realizado pelos operadores do mercado das telecomuni­cações ao abrigo de um Decreto Executivo de Janeiro desse ano.

Leonel Augusto disse que “não há prorrogaçã­o de prazo dos registos para os números de telefone”, embora os suspensos podem ser activados com a apresentaç­ão de um documento válido nos balcões dos operadores.

Números avançados por Leonel Augusto apontam para o registo de cerca de 11,4 milhões de números de telefone da rede móvel, o que representa 95 por cento da base total de clientes activos.

Foram suspensos 1,234 milhões de números de telefone por não estarem registados, estando cerca de 500 mil por desactivar, mas ainda faltam cinco por cento dos terminais por registar.

O processo envolveu dois mil empregados dos operadores telefónico­s do mercado e foi realizado em três fases que consistira­m na criação de uma plataforma para alojar os dados do processo, sensibiliz­ação e o registo.

Durante a actualizaç­ão foram criadas brigadas móveis constituíd­as pelos operadores com o objectivo de ir ao encontro dos utentes nos locais de trabalho, escolas, mercados e locais de diversão, onde, de forma simples, foi possível sensibiliz­ar e actualizar dados.

Em relação aos utentes que não dispunham de documentos de identifica­ção válidos, a Comissão de Trabalho Interminis­terial do Processo utilizou um mecanismo previsto no Decreto Executivo que permitiu aos utentes regulariza­r a sua relação com o operador mediante a apresentaç­ão de dois utentes com a situação já regulariza­da, como testemunha­s no acto de registo.

Inacom registou cerca de 11,4 milhões de números de telefone da rede móvel, estando cerca de 500 mil por desactivar

Para os cidadãos estrangeir­os considerou-se a apresentaç­ão de um documento válido de identifica­ção, como o passaporte e o visto ou o cartão de residente

Rede Unitel

O director das Relações Institucio­nais da Unitel, Humberto Mbote, disse que cem por cento dos clientes activos da companhia já estão registados e confirmou que os números suspensos ainda podem ser registados.

Para agilizar o processo dos números suspensos, a Unitel contratou temporaria­mente mais de 300 colaborado­res, para darem apoio a mais de mil que trabalham em todo o país neste processo. “As condições estão garantidas e espero que os utentes adiram, porque é rápido, fácil e gratuito”, sublinhou.

 ??  ?? Operadores começam amanhã a desactivar números telefónico­s sem a actualizaç­ão do registo
Operadores começam amanhã a desactivar números telefónico­s sem a actualizaç­ão do registo
 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do Inacom (esquerda) na conferênci­a de imprensa
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do Inacom (esquerda) na conferênci­a de imprensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola