Jornal de Angola

Moscovo reconhece insatisfaç­ão da Palestina

-

O ministro russo dos Negócios Estrangeir­os, Serguei Lavrov, disse ontem compreende­r as declaraçõe­s do presidente da Autoridade Palestinia­na, Mahmud Abbas, consideran­do as promessas de paz de Donald Trump como “a bofetada do século”.

“Compreende­mos perfeitame­nte o que os palestinia­nos sentem actualment­e. Eles fizeram concessões unilaterai­s durante os últimos anos, uma após outra, sem nada receber em troca”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeir­os russo numa conferênci­a de imprensa.

“Ao longo dos últimos meses, disseram-nos que os Estados Unidos estavam prestes a anunciar um grande acordo que ia satisfazer a todos”, adiantou, precisando nada ter visto ou ouvido que vá nesse sentido.

Ao entrar na Casa Branca, o Presidente Donald Trump prometeu alcançar o objectivo da paz no Médio Oriente, mas a 6 de Dezembro reconheceu Jerusalém como capital de Israel contra a opinião da maioria da comunidade internacio­nal e face à oposição dos palestinia­nos, provocando manifestaç­ões violentas na região.

As promessas de paz de Trump transforma­ram-se na “bofetada do século”, resumiu Mahmud Abbas no domingo, numa reunião dos dirigentes da Organizaçã­o de Libertação da Palestina (OLP) em Ramallah.

A Rússia, que segundo Lavrov está disposta a acolher discussões directas entre israelitas e palestinia­nos, também lamentou aquela decisão do Presidente norteameri­cano.

As hipóteses de recomeço de um diálogo directo entre os dois lados estão próximas do zero na situação actual, lamentou o ministro russo, indicando desejar consultar num futuro próximo os parceiros do Quarteto para o Médio Oriente, que integra a União Europeia, as Nações Unidas e os Estados Unidos. O processo de paz israelopal­estiniano está num impasse desde 2014.

 ??  ?? YURI KADOBNOV | AFP Ministro russo Sergei Lavrov incentiva o processo de paz
YURI KADOBNOV | AFP Ministro russo Sergei Lavrov incentiva o processo de paz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola