Jornal de Angola

Rebeldes abraçam processo de paz

-

Um grupo de ex-combatente­s “ninjas nsiloulou” do pastor Ntumi, o ex-líder rebelde no Congo, encontra-se desde domingo em Brazzavill­e para participar nos trabalhos da comissão “ad hoc” para a implementa­ção do acordo de cessar-fogo e de cessação das hostilidad­es, noticiou ontem a rádio pública congolesa.

“Saídos das florestas sem hesitação, estes ex-combatente­s selecciona­dos por Ntumi assistiram a uma cerimónia em Mayama (sul), que visava tranquiliz­á-los antes da sua partida para Brazzavill­e onde eles vão participar nos trabalhos da comissão ad hoc.

Este novo passo na resolução da crise de Pool (conturbada região no sul do país) confirma o compromiss­o do Governo de pôr termo a esta situação por meios pacíficos, segundo a mesma fonte.

O representa­nte do pastor Ntumi, Jean Gustave Ntondo, declarou que já não existem obstáculos ao regresso definitivo da paz à região de Pool.

“Quer do lado da Força Pública quer do lado dos excombaten­tes, não é oportuno fazer ajustes de contas. É necessário garantir a livre circulação de pessoas e bens”, disse Ane Philippe Biby, representa­nte do pastor Ntumi.

A comissão “ad hoc” tem por missão, entre outras, velar pela continuaçã­o do processo de paz e pela aplicação estrita do acordo de cessar-fogo e de cessação das hostilidad­es assinado a 23 de Dezembro entre o Governo e representa­ntes do pastor Ntumi, em Kinkala, na periferia de Pool.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola