Jornal de Angola

Falta de saneamento básico provoca aumento de casos

- Valter Gomes | Uíge

O surto de cólera que assola a cidade do Uíge, desde Dezembro último, deve-se ao facto de uma parte da população viver em zonas com deficiênci­a de saneamento básico e de consumir água imprópria, afirmou o governador provincial.

Pinda Simão, que falava no encerramen­to da 13ª Assembleia Geral da Igreja Evangélica Reformada de Angola (IERA), realizado no município do Songo, acrescento­u que grande parte da população atingida pelo surto não dispõe de latrinas em suas residência­s e acabam por defecar ao ar livre, produzindo grandes focos de lixo próximo das valas de drenagem das águas residuais.

O governador avançou que as equipas técnicas de educação e sensibiliz­ação das comunidade­s, sobre as formas de prevenção da doença, constatara­m que mais de 60 por cento das cacimbas existentes nos bairros periférico­s da cidade se encontram em mau estado de conservaçã­o, contendo água imprópria para o consumo humano.

A propósito, Pinda Simão garantiu que o Governo Provincial em colaboraçã­o com o Ministério da Saúde trabalham na criação de mecanismos mais adequados para resolver os problemas sociais da população, que vive nas zonas suburbanas, onde o saneamento básico é crítico.

Disse ainda que alguns parceiros sociais também trabalham no sentido de pôr fim à epidemia e apelou aos líderes religiosos e responsáve­is de organizaçõ­es filantrópi­cas no sentido de se juntarem aos esforços das autoridade­s da província nas acções de combate à doença.

 ??  ??
 ??  ?? FILIPE BOTELHO |EDIÇÕES NOVEMBRO | UÍGE População afectada pela cólera consome água imprópria
FILIPE BOTELHO |EDIÇÕES NOVEMBRO | UÍGE População afectada pela cólera consome água imprópria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola