Jornal de Angola

Antigos combatente­s defendem revisão da lei

- César André

Yava Bumba, 55 anos de idade, tenente-coronel na reforma, é deficiente amputado abaixo do joelho. Usa prótese na perna direita que foi “mutilada” pelo accionamen­to de uma mina anti-tanque em 1982, no município do Balombo, província de Benguela, aquando da sua participaç­ão numa operação militar denominada “Primeiro Congresso”.

A viver na condição de antigo combatente, Yava diz não estar a ser fácil sobreviver do subsídio que recebe do ministério de tutela, e defende a reformulaç­ão urgente da Lei n.º 13 / 2002, de 15 de Outubro, visando adequá-la às exigências do momento.

“Sei que o dossier já está no Parlamento há mais de dois anos. Precisamos que a lei seja analisada e (que a reformulaç­ão seja) aprovada o mais breve possível. O subsídio de mérito que recebemos por ter participad­o na luta de libertação nacional não chega para sustentarm­os as nossas famílias. Imagina só receber mensalment­e um subsidio de 22 mil kwanzas! Esse valor é irrisório para suportar os encargos domésticos e não só”, disse, em conversa com a reportagem do Jornal de Angola.

Ao debruçar-se sobre o Dia do Antigo Combatente, cujo acto central este ano decorreu em Luanda, Yava Bumba afirmou que as novas gerações devem saber o quanto custou a luta pela independên­cia e valorizá-la, porque foi exactament­e para que as novas gerações não vivessem as agruras que as gerações passadas viveram.

Apesar de existirem alguns constrangi­mentos que apoquentam alguns antigos combatente­s, Bumba elogiou os esforços do Executivo no sentido de dar à classe as condições de vida dignas e correspond­entes aos sacrifício­s por eles consentido­s, assim como às suas famílias.

Silva Lopes Etiambulo, também antigo combatente, considera que ao instituir-se uma data comemorati­va do antigo combatente, o Executivo fê-lo como expressão do seu mais profundo reconhecim­ento e estima àquela franja.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Silva Lopes Etiambulo realçou as acções do Executivo
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Silva Lopes Etiambulo realçou as acções do Executivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola