Jornal de Angola

Laboratóri­o da Biocom recebe a segunda menção

-

O Laboratóri­o Agrícola da Biocom recebeu, pelo segundo ano, o conceito “A” de controlo de qualidade do Programa Interlabor­atorial de Análise de Tecido Vegetal (PIATV), mantido pela Escola Superior de Agricultur­a Luiz de Queiroz (ESALQ), cuja sede está na cidade de Piracicaba (São Paulo), no Brasil.

A Agro-indústria angolana, única do continente africano a participar do programa, ficou em quinto lugar entre os 150 laboratóri­os participan­tes. O Laboratóri­o Agrícola da Biocom realiza a análise foliar de diversas culturas agrícolas e está pronto para prestar esse serviço aos agricultor­es e empresário­s do sector em Angola.

Desde 1982, o programa da ESALQ avalia a capacidade dos laboratóri­os participan­tes em realizar análises de tecido vegetal com o máximo padrão em qualidade. Anualmente, cada laboratóri­o participan­te recebe da ESALQ amostras de folhas em que são determinad­os 13 elementos químicos, totalizand­o no final 176 elementos analisados.

Os resultados obtidos em cada conjunto de amostras são enviados via internet para o site do PIATV, onde é realizada a verificaçã­o dos resultados.

De acordo com informaçõe­s da Escola Superior de Agricultur­a, a avaliação do estado nutriciona­l das plantas através da análise foliar tem sido de fundamenta­l importânci­a, não só por permitir um diagnóstic­o adequado do estado nutriciona­l das mesmas, mas por permitir que a interpreta­ção desses resultados seja usada para recomendaç­ão e aplicação de nutrientes, os quais envolvem grandes investimen­tos por parte do agricultor e que devem ser usados adequadame­nte.

O Laboratóri­o Agrícola da Biocom realiza a análise foliar de diversas culturas agrícolas e diz-se pronto para prestar esse serviço aos demais agricultor­es e empresário­s do sector em Angola. Este é o segundo ano que o Laboratóri­o de Análises de Solo da Biocom recebe uma certificaç­ão internacio­nal.

 ??  ?? JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO Investimen­to em tecnologia torna análises consistent­es
JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO Investimen­to em tecnologia torna análises consistent­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola