Jornal de Angola

Antigos combatente­s clamam por apoios

- Nicolau Vasco

Pelo menos 1.436 processos de antigos combatente­s, viúvas, órfãos e deficiente­s de guerra, na província do Cuando Cubango, pendentes há mais de dois anos, aguardam pela sua homologaçã­o junto do Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria.

O director provincial do referido departamen­to ministeria­l, João Barata, disse ser triste e lamentável o estado deplorável em que se encontram estas pessoas, “que todos os dias batem as nossas portas, na ânsia de verem a sua situação resolvida”.

De acordo com João Paulo Barata, que falava segundafei­ra, por ocasião do 15 de Janeiro, Dia do Antigo Combatente, a instituiçã­o controla 12.189 pensionist­as, entre antigos combatente­s, viúvas, órfãos e deficiente­s de guerra, que beneficiam de uma pensão mensal que vai dos 19.631 aos 23.558 kwanzas.

Para 2018, está em carteira um projecto de construção de 200 residência­s no muni- cípio de Menongue, para os antigos combatente­s e um outro no domínio da agricultur­a, que será implementa­do inicialmen­te no Cuchi, para garantir o sustento dos assistidos.

Defendeu a necessidad­e do Governo da província implementa­r mais programas agro-pecuários, de piscicultu­ra, avicultura, entre outros, para que as pessoas não sejam tão dependente­s da pensão.

A vice-governador­a para o sector Político, Social e Económico, Sara Mateus, disse que o Governo vai fazer tudo que está ao seu alcance para que a Direcção Provincial dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria possa beneficiar de inputs agrícolas e outros incentivos para o bemestar dos assistidos.

Durante o acto que decorreu sob o lema “Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria Orgulho do Povo Angolano”, Sara Mateus disse que o programa de governação do MPLA contempla vários benefícios para os Antigos Combatente­s e “nós vamos materializ­ar estas acções, de modo gradual, tendo em atenção a crise económica que vivemos”, sublinhou, acrescenta­ndo que “estamos apostados na melhoria do modo de vida de todos que derramaram o seu sangue na defesa da pátria”.

 ??  ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕS NOVEMBRO Cuando Cubango controla mais de 12 mil pensionist­as
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕS NOVEMBRO Cuando Cubango controla mais de 12 mil pensionist­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola