Jornal de Angola

Militares e filial testam capacidade­s em Benguela

Direcção do 1º de Agosto vai reunir para reagir à suspensão aplicada aos seus jogadores pela Federação Angolana de Futebol

- António Cristóvão

1º de Agosto e Desportivo da Huíla defrontam-se, hoje às 16h00, no Estádio Nacional de Ombaka, na cidade de Benguela, em jogo amistoso na sequência da preparação para a abertura da época futebolíst­ica, no dia 4 de Fevereiro, com a disputa da 34ª edição da Supertaça entre o campeão nacional e o vencedor da Taça de Angola.

Com este encontro de preparação, o técnico Zoram Macki quer dar maior ritmo competitiv­o ao grupo, para chegar com o nível de forma recomendad­o, quando defrontar o Petro de Luanda ,no Estádio Nacional 11 de Novembro.

Além de dar ritmo para a ascensão da forma desportiva, a equipa técnica procura melhorar a condição física dos jogadores. Este é o segundo desafio amistoso programado pelo corpo técnico do conjunto militar do Rio Seco, na cidade das Acácias Rubras.

O conjunto do Rio Seco, que se encontra há duas semanas na cidade de Benguela, tem programado outro amistoso com o Desportivo da Huíla, no sábado às 16h00, no Estádio Nacional de Ombaka. Depois, os militares voltam a jogar no mesmo recinto com a Académica do Lobito, na próxima terça-feira à tarde. O 1º de Agosto efectua o sexto e último jogo de preparação no dia 26, às 16h00, também no Estádio Nacional de Ombaka.

No primeiro jogo, o 1º de Agosto cilindrou o Nacional de Benguela, na quarta-feira passada, dia10, por 9-0, no Estádio Nacional de Ombaca. No mesmo recinto, os militares golearam igualmente o Jackson Garcia, por 5-0. As equipas da capital da província de Benguela disputam, a partir do mês de Junho, o torneio de apuramento para a próxima edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola.

Na quarta-feira, 31 deste mês, às 15h30, no Estádio António França “Ndalu”, em Luanda, a direcção do 1º de Agosto apresenta o plantel principal de futebol, para a época que começa no dia 4 de Fevereiro.

Jogadores suspensos

Para o início da temporada, o técnico Zoran Macki vai ficar privado, durante 70 dias, do concurso dos laterais Natael e Paizo, Dany Massunguna (defesa central) Show (médio) e os avançados Geraldo e Nelson da Luz.

Os seis atletas foram sancionado­s pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol (FAF), devido à ausência na concentraç­ão da Selecção Nacional de Honras, para a disputa da fase final da 5ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN), em Marrocos.

Paulo Jorge Magueijo, vice-presidente para o futebol do 1º de Agosto, confirmou ontem ao Jornal de Angola a sanção aplicada aos jogadores do Rio Seco, mas prometeu reagir após reunião de direcção do clube. “Só depois de um encontro da direcção, vamos emitir um comunicado e abordar com mais profundida­de o assunto”, explicou o dirigente do clube militar.

Ivo Traça, treinador assistente de Zoran Macki, disse que aguarda ansioso pelo pronunciam­ento da direcção do clube, para depois emitir a opinião do corpo técnico.

“Nós vamos falar depois da direcção. Após o pronunciam­ento do clube, nós também vamos emitir a nossa opinião”, garantiu o antigo futebolist­a do 1º de Agosto e dos Palancas Negras.

Com esta medida disciplina­r, Zoran Macki vê-se privado de utilizar os seis atletas no desafio contra o Petro de Luanda no dia 4 de Fevereiro, às 16h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro.

Depois seguem-se também no mês de Fevereiro os desafios com o FC Platinum Stars, do Zimbabwe, referente à primeira e segunda “mãos” da preliminar de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.

O jogo da primeira “mão” disputa-se entre os dias 9 e 11 de Fevereiro no Estádio Nacional 11 de Novembro, e o encontro de resposta entre 16 e 18 do mesmo mês.

A noticia da suspensão dos jogadores do clube do Rio Seco foi difundida segundafei­ra, em Luanda, pelo canal desportivo da Radiodifus­ão Nacional de Angola, Rádio Cinco.

Durante a conferênci­a de imprensa realizada no dia 3 deste mês, em Luanda, para anunciar os 23 integrante­s dos Palancas Negras, Adão Costa, vice-presidente da FAF, mostrou-se insatisfei­to com a postura dos dirigentes do 1º de Agosto. Na história do futebol nacional, esta é a primeira vez que jogadores do clube militar ficam ausentes dos Palancas Negras.

Zoran Macki vê-se, assim, privado de utilizar os seis jogadores suspensos no desafio contra o Petro de Luanda no dia 4 de Fevereiro, às 16h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro

 ??  ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa do Rio Seco continua a preparar a época apesar do castigo ao núcleo do conjunto
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa do Rio Seco continua a preparar a época apesar do castigo ao núcleo do conjunto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola