Jornal de Angola

Angola e Nigéria abrem o africano

- Teresa Luís

A Selecção Nacional sénior masculina de andebol defronta, hoje às 9h00, a similar da Nigéria, em partida referente à primeira jornada do Grupo B, da 23ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se disputa até 27 do mês corrente, em Libreville, Gabão.

O “sete” nacional, terceiro classifica­do da edição de 2016, é teoricamen­te favorito ao triunfo, ante um adversário que regra geral fica de fora dos cinco melhores da prova africana. Sob comando técnico de Filipe Cruz, os “Guerreiros” ambicionam entrar a vencer, de modo a elevar os níveis motivacion­ais do grupo.

A equipa, segurament­e, já montou estratégia­s no sentido de lograr os dois pontos em disputa. O estágio realizado em Portugal, na região de Rio Maior, serviu para a selecção melhorar o nível competitiv­o e terminou no saldo de seis jogos de controlo, com quatro vitórias, uma derrota e empate.

Angola apresentou-se bem, com destaque para os jogos diante do Benfica e Belenenses. A Nigéria apesar de reconhecer a superiorid­ade dos contrários, planeia equilibrar os números. O técnico da selecção nigeriana, Chukwu Paulinus pretendia disputar um amistoso com o “sete” nacional, mas impossibil­itado por várias razões.

Ainda hoje, a Argélia defronta os Camarões, às 11h00. Duas horas depois, Marrocos joga com o Egipto. A cerimónia de abertura acontece às 17h00, e uma hora e meia depois o Gabão mede forças com o Congo Brazzavill­e.

No CAN do Gabão, Filipe Cruz e pupilos têm as atenções viradas para a manutenção do terceiro lugar, e se possível melhorar a classifica­ção.

Dez selecções, divididas em dois grupos, disputam o título continenta­l. A Tunísia encabeça a série A, com as congéneres da Argélia, Camarões, Congo Brazzavill­e e Gabão. O Egipto lidera a B, ao lado de Angola, Marrocos, Congo Democrátic­o e Nigéria. O Egipto (campeão africano) e a Tunísia vice-campeão são à partida candidatos ao troféu. No total 33 jogos vão ser disputados em dez dias.

 ??  ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO “Sete” angolano pretende começar a prova a ganhar
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO “Sete” angolano pretende começar a prova a ganhar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola